segunda-feira, 4 de outubro de 2010

ATENÇÃO: CUIDADO! LIVRARIA EVANGÉLICA!



Até bem pouco tempo atrás, digamos algumas décadas somente, não havia praticamente nenhum problema em entra em uma livraria cristã, para comprar um livro que pudesse nos ajudar no crescimento e progresso da vida espiritual.

Tal despreocupação se acabou, hoje nosso cristianismo está minado pela confusão e quase sempre tudo o que existe de doutrina estranha que aparece no contexto evangélico se transforma em literatura.

No começo da minha fé, certa vez conversei com um pregador que me trouxe uma bíblia e um livro evangélico, ele colocou ambos encima da mesa e olhou para mim e me disse: “olha a bíblia é pão, coma a vontade e quanto quiser, sempre irá te fazer bem” logo em seguida tomou o livro evangélico e disse: “isso é peixe, tome cuidado com os espinhos” a lição serviu, e desde então tenho me preocupado com aquilo que leio ou repasso para outros lerem.

Acontece que um numero enorme de livros, geralmente vindos do exterior, invadem cada ano as livrarias cristãos, e pelo fato de fazerem enorme sucesso, tendem a fazer aqui também, e se rendem dividendos sem duvida nenhuma, editá-los é lucro certo. É a base da nossa visão mercantilista do evangelho. O filão evangélico é bem consumista, e por isso qualquer um pode gravar CD, DVD e escrever, que sempre terá alguém para consumir o seu “produto cristão”.

Hoje místicos católicos tem livre acesso nas estantes de livrarias cristãs, muitas doutrinas estranhas pregados e ensinados pelos teólogos da prosperidade e da confissão positiva também são acessíveis e se pode encontrar em numero considerável em qualquer livraria evangélica.

A literatura tem um poder muito grande, e uma capacidade eficiente de moldar toda uma cultura, e no caso do cristianismo, de levar a cabo, a proliferação de doutrinas espúrias e pseudo-cristãs.

Se me uma cultura onde a leitura não é apreciada, o que podemos ver é um retrocesso, em uma cultura onde a leitura é descuidada, o que podemos ver é confusão. Na verdade hoje, precisamos até mesmo ter cuidado com o tipo de tradução de bíblia que vamos comprar, se é assim com as escrituras, imagine então com os livros. Milhares de títulos circulam por ai, e para alguns isso pode soar uma benção, mas não é. Há muita coisa perigosa impressa em capa de livro evangélico. As declarações feitas por certos escritores e lideres ou profetas modernos podem ser verdadeiros desvios doutrinários. Para ver o quanto isso é sério, sugiro a leitura de dois livros muito esclarecedores, o livro de Hank Hannegraaf “Cristianismo Em Crise” e os dois de Dave Hunt: “A Sedução do Cristianismo” e “Escapando da Sedução”. Nessas obras encontramos informações e orientações que trazem discernimento bíblico para todos os que querem ter compromisso com a ordotoxia em tempos de apostasia.

Vejamos exemplos claros, muitos cristãos bíblicos tem advertido sobre o livro “A cabana” de William Young, o livro ensina desvios sérios, como pode ser observado na nota final desse estudo.

Varias correntes modernistas da igreja protestante, comumente chamada de apostatas tem trazido a tona velhas heresias, muitas delas de raízes gnosticas. Não é somente o relativismo moral que invade as igrejas, é também sérios desvios doutrinários, e como disse alguém: “há muito lixo impresso chamado de livro cristão”. Todo o cuidado é pouco, e nesse tempo difícil, precisamos de discernimento espiritual, e não favorecer pessoas que não verdadeiro compromisso com O SENHOR e com as verdades evangélicas. Outros livros que fizeram enorme sucesso aqui e também no exterior foram os livros de Mary Baxter chamados de “A Divina Revelação do inferno” e “A Divina Revelação do Céu” as narrações contidas nas experiências de Baxter e repassadas nas paginas de seus livros, ultrapassa as barreiras da ficção teológica e repousa encima de uma enorme quantidade de revelações extrabiblicas. Embora ela carecesse muito de um apoio bíblico bem sólido para provar serem verdadeiras suas experiências, não deixou de ter êxito por isso. Quando a bíblia não é suficiente, o cristianismo não é eficiente, e Baxter engrossa alinha dos novos escritores que sustentam um ministério não pelo que a bíblia ensina, mas segundo as experiências místicas que recebem do além. É triste, mas há uma enorme quantidade de livros perigosos, antibiblicos e heréticos, que fluem veneno de suas paginas e que estão expostos nas livraria evangélicas. Portanto tome cuidado, porque você pode ser fatalmente envenenando.

CLAVIO JUVENAL JACINTO

Notas finais:

Para ver algumas heresias e desvios doutrinários de Bennin Hinn:

http://www.rodrigocmagalhaes.com/2009/03/benny-hinn-porto-alegre-e-agora.html

desvios doutrinários do livro A Cabana de William Young:

http://christianresearchnetwork.com/?p=11862

Para conhecer os erros de Mary Baxter:

http://obereano.blogspot.com/2009/03/divina-revelacao-do-inferno.html

0 comentários:

Postar um comentário