sábado, 2 de outubro de 2010

AMOR CONJUGAL SEGUNDO AS ESCRITURAS



Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,

(Efesios 5:25).

Sempre que leio as cartas de Paulo, me alegro, porque ao contrario do que muitos insinuam, Paulo não era machista, ele pelo contrario tinha uma sensibilidade e uma sabedoria espiritual muito aguçada, e ao escrever o texto acima, fico a imaginar como isso pode se encaixar na visa matrimonial de forma perfeita. Veja bem, o que DEUS exige de cada marido, é que ele ame a sua esposa com a mesma intensidade que CRISTO amou a sua igreja. Esse é o segredo do êxito em muitos matrimônios, essa é a exigência básica para um lar equilibrado, aqui está algo maravilhoso, tremendo, devemos amar com a mesma intensidade de CRISTO, sim quando ele MORREU para formar a igreja, ele estava amando a igreja e é isso o que DEUS exige de nós maridos.

Todas as coisas nesse mundo tendem a se desgastar com o tempo, mas o amor não faz as coisas se desgastarem, mas se aprofundarem, se enraizarem, ao ponto de fazer com que algo torne-se a ter dependência mutua. Marido e mulher dependendo um do outro, como uma só carne, vivendo na harmonia de um amor celestial. É o amor operando na vida matrimonial que torna o lar um lugar de paz, solidadriedade, fraternidade e justiça. Eu não posso aceitar que o amor de um marido por uma esposa possa ser menos que isso, porque a bíblia exige essa regra, esse mandamento como o caminho para a obediência plena dentro de um casamento que lá fora no mundo, perdeu seu sentido sacro.

O que acontece é que aquele amor tipo “Romeu e Julieta” tem tendências a se desaperecer com o tempo, porque o foco do nosso coração fica descentralizado quando a vida intima se desenvolve em um lar. O maor pratico deve ocupar um lugar especial na vida conjugal, e esse amor se materializa, na atenção e no dialogo mutuo, no apoio emocional e espiritual, na harmonia dos desejos, na visão e na perspectivas espirituais, os dois devem alimentar uma única esperança, e o alvo deve ser servir a DEUS, amar a DEUS e obedecer a DEUS. A bíblia ainda é o melhor manual que existe no mundo, quando o assunto é matrimonio. Ela não perdeu a sua configuração divina diante da incredulidade humana, e por mais que o mundo lute contra essa realidade, é tempo da igreja cristã se despertar e mostrar para o mundo que enquanto o matrimonio está perdendo sua força sacra e social, isso não acontece na igreja, se existe uma época em que se pode provar que os valores judaicos cristãos podem trazer benefícios para a sociedade, essa época é agora, mas infelizmente, o que se vê é triste, a igreja tenta se moldar aos valores do mundo, ao invés de combater a secularização do matrimonio, vimos pelo contrario uma abertura sem procedentes para o divórcio, só para citar um exemplo claro e definido sobre o assunto.

Mas a nossa meta é o amor, tal como o mundo não conhece, porque não entende os mistérios da redenção, mas nós que temos a luz do evangelho iluminando o nosso coração entendemos a força da expressão de Paulo quando diz que devemos amar a nossa esposa como CRISTO amou a sua igreja. É fato que poucos cristãos embora tenham já um grau de maturidade na vida matrimonial ainda não alcançaram esse estagio exigido pela palavra de DEUS. Esse amor com uma intensidade profunda deve ser nosso alvo. Paulo fala da esposa como um vaso mais fraco, e isso nunca quer dizer inferioridade, mas sensibilidade, as mulheres são mais sensíveis, os homens tendem a ser mais durões. As esposas se sensibilzam quando ganham flores, quando ganham um elogio ou um carinho de seu esposo. É nessa questão que Paulo fala do vaso mais fraco. Na relação matrimonial, creio que a mulher seja tão forte, em certas áreas da vida social, quanto o homem. Prova disso é que ela é quem sofre as dores do parto e não o homem. A intensidade da dor de ganhar um filho, é prova que a resistência é que faz uma pessoa forte.

Amar a esposa como a bíblia ensina que ela deve ser amada, deve ser um dos objetivos do marido na vida conjugal. Esse é um segredo glorioso, que faz com muitos casamentos sejam duradouros e sólidos, um casamento fundamentado nos princípios divinos tem estruturas sólidas e não se desmancha por qualquer coisa.

A questão é que nem sempre cultivamos aquele amor que tínhamos quando conhecemos nossa esposa no período do namoro, sabe, aqueles momentos lindos onde os sentimentos floresciam com vigor, onde crescia e se desenvolvia a vida amorosa, como as rosas que se abrem com todo o vigor no jardim.

Perdemos nosso homem poético com o casamento, perdemos a nossa inspiração romântica com o tempo, perdemos nossa pose de herói apaixonado com os anos, e pretendemos ser apenas um homem comum na sociedade dos casados. Que erro, um homem que tem como modelo o amor de CRISTO pela sua igreja, jamais será um marido comum, ele é capaz de morrer e dar tudo o que tem para não ver seu casamento ir “por água abaixo”. Ele é capaz de lutar até a sua ultima gota de sangue para ver seu casamento estruturado e não arruinado.

Amemos com a intensidade do amor de CRISTO, amemos e valorizemos esse ato conjugal, e o mundo a sociedade e a comunidade verá que o matrimonio cristão é uma grande luz que ilumina e revela a iniqüidade de nossa tempo. O que aos olhos do mundo sem DEUS parece ser impossível, para os casais cristãos que se comprometem com os mandamentos e as orientações divinas com relação ao matrimonio simplesmente será um fato. Façam isso, maridos e esposas, para que ao seu devido tempo, ateus, incrédulos e iníquos, filósofos relativistas e liberais possam ver com seus próprios olhos, que o cristianismo e seus fundamentos funcionam porque o seu fundador está vivo.

Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.(I Pedro 3:7)

DEUS abençoe a todos

Clávio Juvenal Jacinto é Presbítero, Igreja Evangélica Renovada Missionária em Paulo Lopes SC

Visite minhas paginas na Internet

www.judas3.blogspot.com

www.crereamar.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário