sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

LOGOS DEFINIÇÃO

Autor: Anonimo


 

João 1:1   No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

A palavra em grego é Logos e significa um pensamento expresso. A Concordância de Strong afirma que Logos significa, “... algo dito (incluindo o pensamento); por implicação, um tópico (sujeito do discurso), também raciocínio (a faculdade mental) ou motivo; por extensão, um cálculo.” A Enciclopédia Britânica nos diz: “Logos, (grego: “palavra”, “razão” ou “plano”) plural logoi, na filosofia e teologia grega, a razão divina implícita no cosmos, ordenando-o e dando-lhe forma e significado …” João estava escrevendo seu Evangelho numa época em que o Senhor havia se afastado dos judeus e começado a lidar com os gentios. Eles estavam imersos no mundo do pensamento da filosofia grega. Assim, João está preenchendo a lacuna entre o pensamento judaico e o pensamento grego.

Para o gentio médio que lê João 1:1, isso teria evocado todos os tipos de pensamentos sobre sua educação e a filosofia de sua época. Em termos mais básicos, eles viam o Logos como o principal agente na criação e na sustentação do universo. Eles viam o Logos como o princípio divino mediador entre o mundo visível e o invisível. Quando leram que o Logos estava no princípio com Deus e na verdade era Deus, compreenderam claramente que Deus criou e sustenta todas as coisas pela Sua palavra, razão ou plano. Quando falo de razão, nesse sentido, falo no sentido de lógica. A palavra lógica vem da palavra logos.

Assim, Heráclito via o Logos mais ou menos como a sabedoria universal.

Aristóteles via o Logos mais ou menos como uma ética ou moral universal.

Então João está juntando tudo, ele está afirmando que sim, existe uma moral universal, uma ética, uma sabedoria, um julgamento verdadeiro, uma crença verdadeira, existe uma explicação universal da virtude, sim, existe Λόγος, e é Jesus Cristo.

 

O termo “Logos” tem dois significados: “palavra” e “razão” [1]. Vamos nos concentrar em cada um.

1. Logotipos como palavra

No caso dos humanos, uma palavra é um signo que representa um conceito, que por sua vez é uma representação mental de uma entidade, de modo que a sequência é:

entidade (real) -> conceito (mental) -> palavra (pronunciada ou escrita).

Deus, ao contrário, conhece perfeitamente as entidades possíveis e causa sua existência ao criá-las, com Gênesis descrevendo o ato criativo como a enunciação por Deus da palavra correspondente à entidade, de modo que no caso de Deus a sequência lógica é:

conceito (mental) -> enunciação da palavra (ato criativo) -> entidade (real).

Entendendo então a criação de uma entidade como a enunciação de Deus (as três Pessoas divinas agindo como uma única causa eficiente) do conhecimento que Deus tem dessa entidade, a geração do Filho pode ser entendida como a enunciação plena de Deus Pai. do conhecimento perfeito que Ele tem de Si mesmo. Neste ponto é importante notar três diferenças essenciais entre o ato de geração do Filho por Deus Pai e o ato de criação pelas três Pessoas divinas agindo inseparavelmente:

1.     Sendo Deus Pai o Ser Subsistente ou plenitude absoluta do Ser, que é necessariamente um, a plena enunciação do seu autoconhecimento não produz outro Ser Subsistente, o que é intrinsecamente impossível, mas uma Pessoa que é o mesmo Ser Subsistente único. A diferença entre o Pai e o Filho, além de o Pai gerar o Filho e não o contrário, é que o Pai é o Ser Subsistente em modo de plenitude fontal enquanto o Filho é o Ser Subsistente em modo de filiação, que explica por que o Filho, por sua vez, não enuncia seu autoconhecimento gerando seu próprio filho. (Este último ponto segue São Boaventura em oposição a São Tomás de Aquino e usa o conceito de modos de ser introduzido por São Basílio, o Grande.)

2.     Enquanto gerar eternamente um Filho consubstancial é inerente a Deus Pai (e espirar o Espírito Santo é inerente ao Pai e ao Filho), criar é uma decisão absolutamente livre de Deus (as três Pessoas).

3.     Deus Pai gera seu Filho na eternidade, enquanto Deus cria no tempo, que de fato começa a fluir no momento da criação, pois é uma dimensão interna ao universo criado.

Entendendo então a geração do Filho como a plena enunciação de Deus Pai do seu perfeito autoconhecimento, fica evidente que o termo “Logos” utilizado por João deve ser entendido no sentido de “Verbo”. Isto está totalmente de acordo com a descrição do Filho em relação ao Pai como "charaktēr tēs hypostaseōs autou", "marca perfeita de sua Hipóstase" em Hebreus 1:3: a palavra representa o conceito, e dado que, por absoluto divino simplicidade, o autoconhecimento do Pai é idêntico ao Pai, a plena enunciação desse autoconhecimento resulta na representação plena, ou impressão perfeita, do Pai.

2. Logotipos como Razão

Isto, por sua vez, tinha dois significados principais na filosofia grega: primeiro, para Heráclito, a estrutura racional do universo, sua racionalidade inerente; depois, pelos estóicos, o princípio ativo racional que permeou e animou o universo e causou sua operação racional.

É evidente que ambas as noções têm muito em comum com a noção de sabedoria divina no Antigo Testamento, cuja personificação em Pv 8;22-9,6, Sir 24:1-30 e Sab 7:21-8:1 sempre foi foi interpretado pela tradição cristã como uma prefiguração da revelação da Pessoa do Filho. Além disso, dado que a sabedoria de Deus Pai consiste sobretudo no seu perfeito conhecimento de si mesmo, e que a geração do Filho é a enunciação desse autoconhecimento, que é um ato intelectual, um ato de sabedoria, o Filho pode ser chamada de Logos no sentido de Palavra e também de Sabedoria (Sophia), ou seu sinônimo Logos no sentido de Razão.

[1] Orr, James, MA, DD Editor Geral. “Entrada para 'LOGOS'”. "Enciclopédia Bíblica Padrão Internacional" . 1915. https://www.biblestudytools.com/dictionary/logos/

 

Logos significa no grego clássico tanto “razão” quanto “palavra”. Embora no grego bíblico o termo seja empregado principalmente no sentido de “palavra”, não podemos dissociar adequadamente os dois significados. Cada palavra implica um pensamento. É impossível imaginar uma época em que Deus estivesse sem pensamento. Conseqüentemente, o pensamento deve ser eterno como a Deidade. A tradução “pensamento” é provavelmente o melhor equivalente para o termo grego, pois denota, por um lado, a faculdade da razão, ou o pensamento concebido interiormente na mente; e, por outro lado, o pensamento expresso externamente através do veículo da linguagem. As duas ideias, pensamento e discurso, estão indubitavelmente mescladas no termo logos; e em todo emprego da palavra, na filosofia e nas Escrituras, tanto as noções de pensamento quanto sua expressão externa estão intimamente ligadas.

 

Doutrina Paulina:

O autor do Quarto Evangelho não é, entretanto, o primeiro escritor do Novo Testamento que representa Jesus como o Logos. Embora Paulo não use realmente a palavra neste contexto, ele antecipou a concepção joanina. Cristo é representado por Paulo como antes de Seu advento, vivendo uma vida com Deus no céu ( Gálatas 4:4 ; Romanos 10:6 ). Ele é concebido como alguém em cuja imagem os seres terrenos, e especialmente os homens, foram feitos ( 1 Coríntios 11:7 ; 15:45-49 ); e até mesmo participando da criação ( 1 Coríntios 8:6 ). Em virtude de Seu ser distinto, Ele é chamado de “próprio Filho” de Deus ( Romanos 8:32 ).

Discute-se se Paulo estava realmente familiarizado com os escritos de Fílon (compare Pfleider, Urchristentum), mas já quando ele escreveu aos Colossenses e aos Efésios a influência da especulação Alexandrina estava sendo sentida na igreja. O gnosticismo incipiente, que era uma tentativa de correlacionar o cristianismo com a ordem do universo como um todo, era atual. Mais notáveis ​​são as alusões às palavras de ordem gnósticas em Efésios 3:19 ("plenitude de Deus") e em Colossenses 2:3 ("Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento"), onde Paulo mostra que tudo buscado na doutrina do Pleroma é realmente dado em Cristo. O objetivo principal destas epístolas é afirmar a dignidade única e o poder absoluto da Pessoa de Cristo. Ele não é apenas um dos Éons que compõem o Pleroma, como afirmam os mestres gnósticos, mas um Ser real e pessoal em quem habita toda a plenitude da Divindade. Ele não é apenas um trabalhador inferior que cria glória para um Mestre superior. Ele cria para si mesmo. Ele é o fim e também a fonte de tudo o que foi criado. coisas ( Colossenses 1:15-20 ). Embora ao longo desta epístola a palavra “Logos” nunca seja introduzida, é claro que o eikon de Paulo é equivalente em posição e função ao Logos de João. Cada um existe antes da criação, cada um é igual a Deus, compartilha Sua vida e coopera em Sua obra.

2. Doutrina em Hebreus:

Na Epístola aos Hebreus temos uma declaração igualmente explícita, se não mais completa, da eterna Divindade de Cristo. Independentemente do que se possa dizer de Paulo, não há dúvida de que o autor de Ele estava familiarizado com os escritos filonicos. Quem foi esse escritor não sabemos; mas seu filonismo sugere que ele pode ter sido um judeu alexandrino, possivelmente até um discípulo de Fílon. Em linguagem aparentemente adaptada dessa fonte ("Filho de Deus", "Primogênito", "acima dos anjos", "Imagem de Deus", "Agente na Criação", "Mediador", "Grande Sumo Sacerdote" "Melquisedeque") o autor de Ele foge de Cristo como um reflexo da majestade e impressão da natureza de Deus, assim como em um selo a impressão se assemelha ao carimbo. A dignidade de Seu título indica Sua posição essencial. Ele está expressamente vestido como Deus; e a expressão “o esplendor da sua glória” (a versão revisada (britânica e americana) apaugasma) implica que Ele é um com Deus ( Hebreus 1:3 ). Por Ele os mundos foram feitos, e todas as coisas são sustentadas pelo decreto de Sua palavra ( Hebreus 1:3 ). No nome que Ele carrega, nas honras que lhe são atribuídas, em Sua superioridade aos anjos, em Seu relacionamento como Criador tanto com o céu quanto com a terra ( Hebreus 1:10 ), reconhecemos (em uma linguagem que na letra nos lembra fortemente de Fílon, mas em seu espírito é tão diferente) a descrição de alguém que, embora revestido da natureza humana, não é um mero ser subordinado, mas o possuidor de todas as prerrogativas divinas e o participante da própria natureza do próprio Deus.

Embora a tradução do termo logos seja o termo simples palavra , deve-se notar que logos carregava muita bagagem filosófica no mundo grego antigo. A filosofia da Grécia Antiga preocupava-se em responder às questões fundamentais da realidade. Eles estavam procurando encontrar a verdade última. Eles queriam encontrar a realidade última que está por trás de todas as outras coisas.

Com o tempo, à medida que os antigos filósofos ponderavam estas questões, criaram um termo para descrever esta realidade última, e o termo que criaram foi logos . O logos passou a ser entendido como aquilo que dava vida e sentido ao universo. No âmbito da filosofia grega, contudo, este logos era amplamente entendido como uma força impessoal, não um ser pessoal. Logos conceito grego= força impessoal e abstrata, sem vida, mas um postulado necessário para manter a ordem do universo, no pensamento hebraico é pessoal, pois tem poder de unidade, coerência e propósito, ele tem o poder de organizar todas as coisas para uma causa eterna

 

0 comentários:

Postar um comentário