sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Completo em Cristo

 

Completo em Cristo

William B. Hallman

 

 

Colossenses 2:8-10 - “Cuidado para que ninguém os estrague com filosofias e vãs fraudes, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo. Pois Nele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade. E estais completos nele, que é a cabeça de todo principado e potestade:”

A MAIOR DESCOBERTA que qualquer ser humano pode fazer é a descoberta da TOTAL SUFICIÊNCIA DE CRISTO e da total inutilidade do homem sem Ele. Cristo é tudo e Nele temos tudo. Sem Ele não somos nada, absolutamente nada. Não faz diferença quantas vezes multiplicamos as cifras: elas serão desprovidas de qualquer magnitude ou qualidade até que coloquemos algum dígito antes delas. Mas uma vez que um dígito é colocado antes delas, elas assumem significado, valor, importância.

Completo em Cristo“CRISTO É TUDO” é o princípio que abrange este Livro de Colossenses. Veja os seguintes versículos: “Para que em todas as coisas tenha a preeminência” (1:18); “Nele habitaria toda a plenitude” (1:19); “Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento” (2:3); “Nele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade” (2:9); “Nele, que é a Cabeça de todo principado e potestade” (2: 10): “Cristo é tudo e está em todos” (3:11).

Tenho certeza de que todos podemos cantar com Charles Wesley: “Tu, ó Cristo, és tudo que quero, mais do que tudo que encontro em Ti”.

Browning escreveu: “Eu digo, o reconhecimento de Deus em Cristo, aceito por essa razão, resolve para você todas as questões na terra e fora dela, e até agora fez com que você se tornasse sábio”. E foi o Bispo Moule quem disse: “Nenhum teste mais seguro, de acordo com as Escrituras, pode ser aplicado a qualquer coisa que afirme ser ensino cristão. Onde isso coloca Jesus Cristo? O que isso faz de Jesus Cristo? Ele é algo nisso ou é TUDO?”

Esta Epístola aos Colossenses é uma apresentação positiva do antídoto para toda forma de heresia. Epafras veio a Paulo em Roma com a notícia de que o perigo real de falsos ensinos assolava a igreja em Colossos. Esta nova heresia chamada Gnosticismo era uma combinação do Ritualismo Judaico e do Misticismo Oriental (Ver 2:16-18). Foi pedido a esses colossenses que aceitassem algo além de Cristo. Eles ensinaram que Cristo não era suficiente. Não Único. Eles ensinaram uma filosofia adicional (V.8). uma astrologia adicional (V.8 – “elementos do mundo” relacionados com estrelas e planetas), uma circuncisão adicional (V.11); regras e regulamentos ascéticos adicionais (vs. 16,20-23) e adoração adicional aos anjos (V.18).

Quando alguém diz que devemos ser salvos ou guardados pela Lei, nunca entendeu a frase: “COMPLETAR-SE NELE”. “Porque Cristo é o fim da lei para justiça de todo aquele que crê” ( Romanos 10:4 ). Quando alguém sugere que podemos contribuir para a nossa salvação fazendo alguma coisa. eles nunca entenderam a frase “COMPLETOS EM CRISTO”. “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vocês: é dom de Deus” ( Efésios 2:15 ). Quando alguém sugere que o batismo nas águas, sob qualquer forma, é necessário para a salvação, ou como um testemunho da fé de alguém, ou da porta para a igreja, eles não entendem a frase: “COMPLETE-SE NELE”. Pois somos “sepultados com ele no batismo” ( Colossenses 2:12 ). Quando nos dizem que devemos guardar o sábado, sabemos que os homens não entendem a INTEGRIDADE que temos em Cristo. “Os sábados são sombra das coisas futuras; mas o corpo é de Cristo” ( Colossenses 2:16-17 ).

A palavra traduzida como “plenitude” em 2:9 é no grego a palavra pleroma, e a palavra “completo” em 2:11 é a palavra pepieromenoi. Este último é um particípio passivo perfeito da palavra pleroo. A palavra significa “tornar completo, preencher, preencher ao máximo, difundir completamente, completar, nada faltando”. Portanto, a grande palavra nesta Epístola, ambas com referência a Cristo, é a palavra pleromo ou pleroo. Essa plenitude está inserida na própria estrutura e linguagem da Epístola. (Veja 1:9; 1:19; 1:24; 1:25, 2:2; 2:9: 2:10: 4:12; 4:17).

Não só em Colossenses, mas em toda a Bíblia temos homenagens a Jesus Cristo. Ele é visto em cada promessa, parábola, profecia, tipo, poema, narrativa, alegoria e símbolo. Ele é comparado ao sol, às estrelas, ao pastor, ao cordeiro, ao leão, à porta, à pedra angular, ao fundamento, ao pão e ao vinho. Tudo nele é superlativo. Ele é o “Senhor dos Senhores”, “o Rei dos Reis”. “o pior entre dez mil. “

Nada pode ir além da completude. Você não pode acrescentar nada a isso. Você também pode tentar purgar um raio de sol ou purificar a brancura da neve recém-caída, para adicionar algo que já é perfeito. E não é apenas verdade que “toda a plenitude habita Nele”, mas também que estamos “COMPLETOS NELE”.

Um dia, Michelangelo entrou no ateliê do jovem pintor Rafael e, ao vê-lo desaparecido, saiu sem deixar seu nome. Mas antes de ir, pegou um pedaço de giz e escreveu na tela do pobre e escasso desenho de Rafael uma linha ousada e ampla com a palavra “amplius” [mais largo]. Quando Raphael voltou e viu isso, ele soube imediatamente quem estava lá e fez isso. Ele mudou assim seu estilo. Assim, o nosso Senhor aponta para a Sua plenitude e para a nossa estreiteza e vazio, e desafia-nos a participar da Sua plenitude – o Seu “pleroma”.

É privilégio de cada pessoa reconhecer a sua plenitude em Cristo. Isto pode ser feito primeiro,

RECONHECENDO A PLENITUDE DE CRISTO

“Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade” (2:9)

Alford parafraseia este versículo: “Pois Nele toda a perfeição completa essencial à Divindade habita corporalmente, substancialmente e realmente, e não na forma de sombras”.

A PLENITUDE DE CRISTO reside em Sua Pessoa – (“Nele” – en auto). Esta frase recebe a posição enfática no versículo, e chama nossa atenção primeiro para Aquele que tem a PLENITUDE. O Espírito Santo quer que O vejamos, antes mesmo de vermos SUA PLENITUDE. Isso é importante.

Devemos também reconhecer a permanência desta PLENITUDE na palavra “habita (Gr. katoikei). Esta palavra significa “estabelecer-se, estar em casa”. A Divindade está em casa em Cristo e habita assim de maneira permanente.

Há também a Plenitude desta PLENITUDE como pode ser vista nas palavras “toda a plenitude da Divindade” (gr. pan to pleroma tes Theotetos). Para deixar este assunto extremamente claro, o Apóstolo usa a palavra “pan” (todos), enfatizando que a PLENITUDE é completa. Não há porção da plenitude que não esteja presente. Paulo está apontando ainda mais, pelo uso da palavra Theotetos (Divindade), que não é uma mera qualidade de Deus que reside em Cristo, como visto em Romanos 1:20 pelo uso da palavra Theiotes; mas a essência absoluta de Deus habita em Cristo. CRISTO NÃO É MERAMENTE COMO DEUS, ISSO É DIVINO, MAS ELE É THEOS-DEUS. Esta foi a declaração de Paulo contra os gnósticos antes de Atanásio ter que se opor a Ário (que disse que o Filho não é da mesma substância que o Pai, mas foi criado como um agente para criar o mundo).

NESTA PLENITUDE DE CRISTO também reconhecemos o lugar da palavra “corporal” (somatikos). Este é um advérbio que modifica o verbo “habitar”, apontando para a maneira. Significa “corporal” ou “em manifestação corporal”. Isto não significa uma morada mística, nem uma mera morada espiritual, nem uma morada corporal limitada. Significa uma morada corporal eterna. Só pode haver uma explicação sustentável: que Cristo era e é Deus. Toda a plenitude habitou Nele antes da encarnação, durante a encarnação, e continua assim permanentemente. Visto que “em Cristo” a plenitude habita permanente e corporalmente, existe a manifestação que desmente todas as formas de gnosticismo, que perverte a verdade sobre a pessoa de Cristo.

Se a exposição anterior for verdadeira, e é, então certas coisas seguem uma sequência lógica.

CRISTO É A CABEÇA DE TODA A CRIAÇÃO . “Pois por Ele foram criadas todas as coisas, . . . todas as coisas foram criadas por Ele e para Ele.” ( Col. 1:16-17 ). Na criação, Cristo é preeminente. Toda forma e tipo de matéria, simples e complexa, foi criada por Ele. O átomo e a estrela, o sol e a nuvem, todos os graus de vida, do verme ao anjo. toda ordem de intelecto e estando ao nosso redor e acima de nós, os esplendores do Céu e os fenômenos mais próximos da terra são o produto dos primogênitos de toda a criação. Três preposições são usadas em relação a Cristo como Criador – en, dia. e eis, – “nele”, “através dele” e “para ele”. Cristo é a fonte, o meio e o fim de toda a criação. Ele também é o conservador de todos – “nele subsistem todas as coisas” ( Colossenses 1:17 ). Ele imprime na criação a sua unidade e solidariedade, tornando-a um cosmos em vez de um caos. Ele alimenta o sol com combustível e o pardal com milho. Ele guia os planetas em seus cursos e mantém o coração batendo no homem. Ele cuida do menor inseto que faz o coral e do mais poderoso leviatã que lavra as profundezas. Ele guia o serafim e o querubim em suas missões interespaciais. O leme do universo está em Suas mãos que foram pregadas no Calvário por você e por mim. Em todos os lugares vemos Suas pegadas; em cada tempestade e solidão, ouvimos Sua voz através da escuridão dizendo: “Sou eu, não tenha medo. “

CRISTO TAMBÉM É CABEÇA DE TODA REDENÇÃO . “E tendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por Ele reconciliar consigo todas as coisas” ( Colossenses 1:20 ). Ele é o “Autor e Consumador” da nossa fé; o “Alfa e Ômega, o Princípio e o Fim” da nossa redenção. Quando Ele gritou: “Está consumado”, estava consumado. Nada foi deixado de lado e nada precisa ser acrescentado. Na encarnação, Ele se tornou Deus e homem; na crucificação, Ele se tornou nosso meio de paz e provisão para todas as bênçãos espirituais; Na ressurreição, Ele se tornou nosso poder sobre a morte, a sepultura e o Lago de Fogo; em Sua ascensão e assento à direita de Deus, Ele se tornou nossa garantia de toda glória futura com Ele. Nada foi deixado de lado para a nossa futura glorificação com Ele “nos lugares celestiais. “

CRISTO É A CABEÇA DA IGREJA, SEU CORPO . “E Ele é a Cabeça do corpo. a igreja” (Colossenses 1:18). A cabeça é a glória do corpo. Ali reside a principal beleza da masculinidade. Cristo é mais justo que todos. Somos circuncidados com Ele, batizados com Ele, ressuscitados com Ele, ascendidos com Ele e assentados com Ele na glória. Que identificação completa! É a cabeça que unifica o corpo, coordena todos os seus movimentos, regula todas as suas ações. Da cabeça vem o mandato que levanta a mão e move o pé.

CRISTO É NOVAMENTE A CABEÇA DA NOSSA ESPERANÇA . “Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então vós também vos manifestareis com ele em glória” ( Colossenses 3:4 ). Cristo cuida de todas as nossas tristezas, sofrimentos, provações e tribulações. Matthew Amold mostra o fracasso da religião grega em levar em conta as tristezas da vida. Era apenas uma religião de bom tempo. Certa vez, vinte mineiros foram enterrados em uma mina de carvão no País de Gales, com água até a cintura, até restarem apenas cinco. No entanto, eles cantavam: “Nas águas profundas e poderosas não há ninguém que possa segurar minha cabeça, a não ser meu único Salvador Jesus, que foi oferecido em meu lugar”. Os ilhéus dos Mares do Sul têm uma palmeira que usam para fazer pão, bebida e roupas. abrigo, luz, material para livros, cordame para barcos e para agulhas. Portanto, nosso Senhor Jesus Cristo é tudo e está em todos. Somos o povo celestial de Deus; nossa cidadania está no Céu, e de lá buscamos nosso Salvador. “Aguardando a bendita esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo” ( Tito 2:13 ).

A “PLENITUDE” DE CRISTO é apenas metade da história. O apóstolo se apressa em mostrar o outro lado. Então devemos também,

RECONHEÇA A PLENITUDE DO CRISTÃO “Vós estais completos Nele.” (2:10). Observe nossa posse atual nas palavras “vocês são”. Esta palavra no grego mantém a posição enfática. “Amados, agora somos filhos de Deus” (1Jo 3.2 ). Observe também a nossa posição atual “nele”. Novamente o grego dá a isso uma localização enfática. “Nele” é a frase mais rica de todas as epístolas de Paulo. Esta é a esfera da vida do crente. É uma esfera, não um mero círculo. Estamos “nele” cercados acima. abaixo, ao lado e ao redor. Portanto, nada pode vir de fora para nos prejudicar e com Ele dentro de nós devemos ser “mais que vencedores”. “Nele” temos tudo o que Ele tem, e Ele é a nossa plenitude, o nosso complemento, a nossa completude. O mesmo ocorre com nossa perfeição passada como crentes. A palavra é pepleromenoi e significa “COMPLETO, CHEIO, APERFEIÇOADO”. Este é um particípio passivo perfeito, portanto representa um trabalho passado perfeito. Demóstenes usou a palavra aqui traduzida como “completo” ao descrever um navio totalmente tripulado. Na verdade, nosso navio está totalmente tripulado. da proa à popa, por seu capitão que dirige a embarcação, acalma a tempestade, guia através de rochas e recifes, alimenta a tripulação, atende a todas as necessidades e leva a embarcação ao porto desejado.

Se estivermos “COMPLETOS NELE”. e somos “pela graça através da fé”, então segue o que Paulo estabelece nesta Epístola.

ESTAMOS COMPLETOS SEM FILOSOFIA : “Cuidado para que ninguém o estrague por meio de filosofia e enganos vãos. segundo a tradição dos homens.segundo os rudimentos (elementos) do mundo. e não segundo Cristo” (2:8). Não precisamos de sofismas deste mundo para sustentar a nossa fé. Não há nada de novo na filosofia, exceto erros antigos. Um dia, três amigos filósofos foram até Jó para confortá-lo e corrigi-lo quanto ao seu pensamento. Estes três representam os raciocínios do melhor dos homens: Elifaz raciocina sobre a experiência humana (4:8; 5:3; 15:17) – “Assim como eu vi”, “eu vi”, “eu vi”. Foi o que ele viu, ouviu e sentiu. Bildade vem com tradição humana (8:8.10) – “Para investigar, peço-te, da era anterior”, “busca dos pais. ”Zofar raciocina sobre o mérito humano (11:13-14) – “Se preparares o teu coração.” Este é o evangelho do humanismo. Seis mil anos de tentativas humanas em busca de sabedoria não deram aos homens o verdadeiro conhecimento de Deus, nem Seus caminhos para com o homem. A razão do homem é inadequada para compreender a vontade ou o caminho de Deus. Se o homem, por sua própria razão, pudesse encontrar Deus e Seu caminho de redenção, então não haveria necessidade de revelação. Tal como David, estamos contentes com a funda e as pedras. Quanto à armadura da filosofia, deixamos que o orgulhoso Golias a use. “Estrague você”, diz Paulo. A palavra é sulagogon e significa “levar como cativo, escravo, como despojo”. É utilizado para sequestrar e saquear uma casa, também seduzindo uma donzela.

TAMBÉM ESTAMOS “COMPLETOS NELE” SEM CERIMÔNIAS . “Apagando a caligrafia das ordenanças que era contra nós, que era contrária a nós. e tirou-o do caminho, pregando-o em sua cruz; Ninguém, portanto, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de feriado, ou de lua nova, ou de sábado” (2:14, 16-17). Todas essas cerimônias tiveram seu dia. Pertencem ao tempo das sombras; agora temos a Substância, Cristo. “Acabaram-se os tipos e sombras da lei cerimonial.” Circuncisão, sacrifícios, Páscoa, batismos nas águas, serviços no templo. funções sacerdotais, etc. são apenas “elementos miseráveis” de uma época passada, estorvos não mais necessários. Quem procura a lua enquanto o sol brilha? Estamos no dia da Substância. não na noite das sombras. Mas o homem é muito propenso a ser religioso e acrescenta algo a Cristo. Ele deve “tocar”, “provar” e “manusear” algo.

Novamente, ESTAMOS “COMPLETOS NELE”, SEM NENHUM MÉRITO HUMANO . “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós: é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” ( Efésios 2:8-9 ). Todas as nossas justiças são apenas trapos imundos. Se estivéssemos mortos, e estávamos, como poderia um homem morto fazer alguma coisa? Ele não pode ver, ouvir, tocar, cheirar, falar ou andar. Portanto, quão tolo é Zofar falar sobre preparar o coração para apaziguar a Deus ou para merecer Seu favor.

Portanto, se “NELE” habita corporalmente toda “plenitude da Divindade”, e estamos “COMPLETOS NELE”, vivamos como aqueles que conhecem esta plenitude! A doutrina paulina de Cristo é Sua “plenitude” absoluta, Seu “pleroma”. E a doutrina de “vocês estão completos Nele”. Cristo deveria, portanto, comandar toda a nossa adoração, a nossa admiração, o nosso amor. Está à nossa disposição o mérito infinito de Sua justiça; eficácia infinita em Seu sangue: e o poder infinito de Sua ressurreição e glorificação.O célebre artista Danneker foi convidado por Napoleão para pintar Vênus para o Louvre e recusou. Uma quantia enorme foi-lhe oferecida, mas mesmo assim ele recusou. O pequeno imperador exigiu com raiva o motivo. “Acabei de pintar Cristo”, foi a resposta, “e nunca poderei abaixar meu pincel para pintar um tema tão inferior como Vênus”.Cantemos, portanto: Agora abençoados nos lugares celestiais, em Cristo à direita de Deus: E cheios de toda a Sua plenitude, Completos Nele para permanecer firmes. Cante ao louvor e à glória Daquele que assim demonstrou tão gracioso amor e misericórdia, Para nos chamar para os Seus.

 

0 comentários:

Postar um comentário