sábado, 25 de maio de 2013

Intoxicados com o vinho da Babilonia


Em Apocalipse 18 encontramos a descriçao da Babilonia, e o seu vinho que intoxicou  as naçoes da terra. Independente do significado escatologico das varias ramificaçoes do cristianismo, a Babilonia e um sistema corrupto de intoxicou moralmente e espiritualmente os povos das naçoes da terra. sso nos leva para alguns principios espirituais, que podem ser uteis para a compreensao do sistema caidoe  falido desse mundo.

Os atrativos da Babilonia- A Babilonia descrita no livro de Apocalipse segue o curso do mundo com requintes de corrupçao. A analogia e coerente, pela razao dela ser tao atrativa, ha um auge e em seguida uma queda desastrosa. Como um imperio corrupto que na medida que atinge o sucesso a prosperidade a fama e o poder, vem junto com essas coisas mundanas, a corrupçao moral seguida da espiritual, a injustiça atrai a feitiçaria e a feitiçaria atrai a injustiça. Essa associaçao gera um nova comunidade de profanos no sistema, multiplicando a iniquidade da sociedade vigente.

A liçao para nos. A prosperidade material somada a injustiça social dentro da cristandade tambem tem gerado uma especie de corrupçao, degradaçao e iniquidade. Isso ´´e percebido justamente nesse sistema em que estamos vivendo agora na igreja ocidental. Na medida que a igreja abraçou o materialismo, tambem se introduziu dentro dela, como um acessorio a parte, o ocultismo em suas modalidades mais obscuras, nao somente atarves de desvios doutrinarios, como tambem atraves de experiencias misticas estranhas as paginas das escrituras e ao mesmo tempo com um paralelo com experiencias de ocultistas e espiritualistas adeptos das correntes do movimento nova era. Isso e assustador!

A luxuria e a vaidade- o que alimenta essa Babilonia misteriosa? a luxuria, e objetos que alimentam a vaidade humana. ela investe no egoismo humano, investe com todas as suas forças na vaidade e no orgulho do homem. A estrutura do grande imperio mercantilista e espiritual, assombra o homem que enxerga ela com  grande admiraçao. Seu desenvolvimento espiritual e assombroso, sua elevaçao e ascensional, nao ha uma unica gota de humildade. Ela e completamente voltada a um comercio desenfreado, uma prosperidade material com velocidades supersonicas. sua estrutura aos olhos humanos e semidivina. parece indestrutivel, gera uma segurança e um extase de prazer aos olhos humanos.

A liçao para nos. O que vimos hoje no meio da cristandade?, a perda de identidade espiritual por causa da almentaçao da vaidade pessoal, o materialismo dentro do cristianismo moderno, tem sido um fenomeno que a tem levado para o caminho dos escandalos, das divisoes, das brigas, das dissoluçoes e tantas outras pecados que mancham o testemunho cristao. O comercio se introduziu de tal forma que nada mais no meio da cristandade e feito por amor voluntario, salvo as raras excessoes, cristianismo se tornou em um negocio lucrativo. Infelizmente!

Caiu! caiu!..A queda e inevitavel.  Primeiro a gloria humana e as delicias e os prazeres de sua prosperidade, depois a queda e o tormento. Houve uma reaçao de DEUS, o SENHOR viu a medida da iniquidade que transbordou, e aqui vimos como que uma reaçao do SENHOR paralela as cidades de Sodoma e Gomorra. E entao a sua destruiçao seguida do lamento dos homens da terra que se embriagaram nas sas feitiçarias. O materialismo enfeitiça o homem, nao somente o materialismo,mas a avareza tambem e uma especie de ocultismo. Satanas sabe disso, conhece a natureza do homem, conhece bem o coraçao humano. O homem deseja alacançar o poder, quer dominar, quer ser o centro da existencia, luta pela fama, pelo dominio, quer ter um altar no mundo para colocar o proprio ego em exposiçao para que outros adorem e reverenciem. Nada cativa tanto o homem quanto o sucesso e o exito, nada incomoda tanto o homem quanto a humildade e o ser  um desconhecido.

A liçao para nos- Embora Jesus tenha dado um modelo exato de liderança e tenha sido um modelo maravilhoso e perfeito de humildade, a cristandade construiu uma especie de liderança doentia. estruturada no dominio alheio, sustentado por motivos materialistas, egoistas. Estou falando de experiencia propria de muitos anos. O lider cristao moderno, esta estruturado num sistema doente, mais babilonico do que cristao. Porque? primeiro, esta em direçao suprema ao materalismo, principalmente quando se trata de pentecostalismoe e neopentecostalismo. Todos querem ser lider, para receberem honra, louvor aplauso, fama, sucesso, posiçao de dominio, a fim de sustentar o idolo mais infame, seu proprio ego qe nunca foi mortificado. Veja voce mesmo onde se encontra Jesus na igreja de Laodiceia, do lado de fora, porque CRISTO nao anda lado a lado com o o orgulho. a satanizaçao de um homem nao esta em um pacto com o diabo, esta na medida em que ele alimenta o orgulho e esse orgulho cresce dentro de seu coraçao. Assim lideres evangelicos modernos associadas a igrejas ricas, modelo laodiceia, e veja voce mesmo que as Laodiceia tem um paralelo muito parecido com a Babilonia (Leia Apocalipse 3 e em seguida 18) o centro de ambas e o orgulho, atentam para o materialismo, o luxo, a vida boa, etc etc.

Lamentavelmente, isso e uma realidade. Nao devemos nos envolver com os produtos toxicos e as feitiçarias atrativas da Babilonia. Nosso foco deve ser unicamente outra cidade, A NOVA JERUSALEM, e nosso coraçao deve estar voltado para o NOSSO SENHOR JESUS CRISTO


Clavio Juvenal Jacinto

0 comentários:

Postar um comentário