quinta-feira, 7 de março de 2013

AS LIÇÕES DA VIDA





 A vida é uma escola, onde cada um de nós aprende de acordo com o tamanho da sensibilidade que existe no coração. Aprender é um progresso, rumo ao amadurecimento. Há tantas coisas a aprender. Devemos aprender a amar mais hoje, aquilo que não temos certeza de ter no amanhã. Olhar para a oportunidade como um caminho para uma nova experiência. Devemos fazer todo o possível para fazer o correto, para não se arrepender depois, colocar todo o nosso coração naquilo que vale a pena. Devemos aprender com o sofrimento, como que permitindo que ele faça nossa existência se tornar dourada. Devemos aprender a ter paciência, porque é um caminho tão difícil! Mas esse é o trajeto de quem ama de verdade. Devemos sorrir, ainda que o momento seja difícil, há tantos motivos. Um amanhecer, uma flor que desabrocha...
 Devemos aprender que o presente é tudo o que temos para viver com certeza, por isso, dar atenção a família, aos filhos, aos amigos. Há tanta gente que só se lembra em dar flores para a pessoa amada, quando ela se encontra em um tumulo. Há quem só sinta saudade daquele que já se foi pra sempre, tem vontade de dar um abraço em alguém que já perdeu. É muito mais fácil colher flores na primavera, do que tentar encontrá-las no deserto. O tempo de fazer o melhor é agora. Um dia eu aprendi que o que passou, simplesmente se foi. Ouvi o choro de um coração que perdeu um amigo, e a dor não foi tanto pela perda da presença, mas o mais intenso foi as oportunidades que foram jogadas fora. Um momento de um abraço, uma visita, um ligação telefônica...
 A vida não é cruel, é o nosso egoísmo que a torna cruel. Porque esquecemos que o tempo passa, e com ele vai tudo o que poderíamos fazer.
 Uma borboleta vive apenas sete dias, e vive uma plenitude, de flor em flor, ela voa, extrai o néctar e vive o seu tempo. Há tanta gente que vive os anos, e por fim perde dia após dia, sem mudar nada. A vida se torna vã quando não andamos no caminho certo e não fizemos as coisas certas. Aquilo que é importante também deve ser prioritário. A vida em família, um relacionamento mais duradouro e mais profundo com quem se ama, uma atenção mais ampla aos nossos filhos, um relacionamento mais profundo e sério com Deus. Há quem chore pelas oportunidades perdidas, pela vida que se foi, gente que passa por esse mundo e deixa marcas tão superficiais, que o mais leve vento apaga...num mundo cheio de egoísmo que destrói a essência da felicidade, precisamos nos despertar para aquilo que é verdadeiro. O que é verdadeiro permanece, o mais importante da vida é o hoje. E quando ele é aproveitado no seu limite, todos ganham. Nos aprendemos, as pessoas a nossa volta aprendem. Esteja disposto a ver a vida da maneira correta, e vá correndo dar um abraço e gastar esse precioso tempo com a sua família, sua esposa, seus filhos e seus amigos, eles são estrelas que brilham no coração da nossa existência. O bem mais precioso que um homem tem, é a sabedoria para viver a vida, de modo que ela nunca se desgaste com o tempo, mas se aperfeiçoe com a experiência. 
 Não devemos viver somente de lembranças, mas que o hoje seja vivido de tal forma que o amanhã nos dê satisfação ao invés de lamentação. Nos faça sorrir ao invés de chorar, e a saudade do passado então nunca irá obscurecer a nossa esperança eterna.

 CLAVIO JUVENAL JACINTO

0 comentários:

Postar um comentário