terça-feira, 8 de junho de 2010

DEVE O HOMEM USAR CABELOS COMPRIDOS ?

DEVE O HOMEM USAR CABELOS COMPRIDOS ?

Encontramos no livro de I Corintios 11:14 : “Ou não vos ensina a própria natureza ser desonroso para o homem usar cabelo comprido?”.

Quando Paulo escreveu esse preceito, esse principio espiritual, tinha em consideração, a imagem que o cristão deveria apresentar ao mundo, a ordem das coisas na igreja, a obediência aos princípios de distinção estabelecidos por Deus, para com ambos os sexos. Alem disso Paulo se mostrava um homem de grande discernimento espiritual, e talvez quando ele escreveu essa passagem citada acima, ele tinha consciência de que todas as vezes que um homem se apresentava de cabelos compridos, alem de distorcer a imagem do homem, quebrando a barreira da distinção entre homem e mulher, também estava invertendo a vontade de Deus, pois está escrito que temos que nos apresentar ao mundo de forma santa. Deus nos predestinou para sermos conforme a imagem de Jesus (Romanos 8:29). Qualquer homem que se apresentasse com cabelos compridos na igreja, se identificando como cristão, estava distorcendo essa imagem de Cristo. Muitas igrejas apresentam um “Jesus” de cabelos compridos, mas essa imagem e falsa.(as pinturas mais antigas de Jesus não eram de cabelos compridos, só na idade media começaram a aparecer imagens e figuras de Jesus de cabelos compridos) E vou explicar porque,a vontade de Deus é que o homem tenha cabelos curtos. Porque cada homem que se apresenta de cabelo comprido, ele reflete a imagem de demônios. Paulo sabia disso. Ele conhecia bem o hebraico, estudou aos pés de Gamaliel, e sabia que na tradição judaica, muitos demônios no antigo testamento eram chamados de Sátiros, Eram demônios que viviam no deserto, Jesus também falou sobre essa classe de demônios. De fato muitas palavras hebraicas traduzidas como demônios, era Satiro, que significa originalmente cabeludos. O novo testamento apóia essa verdade, quando lá no livro de Apocalipse encontramos informações suficientes para apoiar essas evidencias, os demônios descritos em Apocalipse 9, que saiam do poço do abismo eram dessa aparência:“E tinham cabelos como cabelos de mulheres, e os seus dentes eram como de leões. (Ap 9:8)” notou a aparência deles? “cabelos como de mulheres” ou seja cabelos compridos. É por esse motivo evidente que adeptos do satanismo, e os integrantes das primeiras bandas de rock que surgiram e que se associaram com o satanismo, tinham cabelos compridos. Eles usam esse costume até o dia de hoje. Portanto, cada homem que se apresenta com imagem contraria a natureza que Deus estabeleceu, está pecando e cometendo abominação. “Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus. (1Co 11:16)” CLAVIO J. JACINTO

4 comentários:

rafael disse...

pocha num vo menti não;eu gosto muito de rock e sempre desejei ter cabelo cumprido gosto da aparencia mas quando me tornei evangelico isso tem tirado meu sono

Marcus Valerius disse...

O fato de os sátiros terem pêlos, não incorre no fato de que pessoas cristãs convertidas não o possa ter, pois tanto cabelo quanto pêlo, crescem segundo genética herdada, tanto parta "bons" quanto para "maus". Cabelos e pêlos, são intrínsecos à raça humana (primatas, felinos, etc. têm pêlos também), seja ela judaica, agnóstica, "demoníaca", celestial, cristã, islãmica, etc. 4º Tê-los longos, não importa o comprimento, não implica em ser "do demônio", pois a própria ação da natureza ajudou a que nazireus não tivessem a aparência dos egípcios, seus vizinhos próximos, e se comparassem ao que chamavam de "incircuncisos", como os filisteus, e pudessem adorar a seu Deus sem que o fosse vergonhoso.Adotar costumes egípcios/filisteus, perante os sacerdotes nos templos/tendas à Javé, seria vergonhoso.Ao perder esse costume (cabelo longo) representou "assimilar" justamente o costume do inimigo. Hoje, cabelo curto no homem tem, por trás, esse velho "espírito" de contenda, onde adota-se o cistume escravizador do capital, do ideal burguês, ignorando-se que a Bíblia jamais aconselhou isso. A própria idéia de "cabelo curto" no tempo de Paulo, não é a mesma de nossos dias (anos 2000).João Batista, Thiago, Jesus, Isaías, Ezequias, Samuel, conheciam essa idéia de "procrastinação" aos mandamentos e sabiam que cabelo longo é sinal de odedência e tê-los curtos, representava a decadência moral e espiritual da cultura hebraica e cristã - basta perceber o quanto Roma apresentava o perfil de cabelo curto no homem, e justo ela, uma influência pervertedora do costume judaico. Em suma,o Deus encontrado na Bíblia não parece requerer cabelo curto de ninguém, mas tão somente, reclama-os conforme certos contextos momentâneos, onde a fé a Ele é comprometida por outras influências. Assim, em nossos dias, Ele poderia restaurar o mandamento que o fez para Samuel, para que todos hoje em dia não mais cortassem o cabelo (hipótese).Até porque o uso do cabelo curto NÃO é devido a mandamento bíblico (a Bíblia manda-os serem longos para símbolo d'Ele na terra e obediência, enquanto que se o forem, reitero, para deuses FORA do convênio mosaico ou cristão, que sejam,segundo Paulo, vergonhosos).A afirmação do artigo que venho contradizer ignorou completamente o verdadeiro teor no legado de Paulo e de toda a Bíblia e também,à influência capitalista; à alienação disto sobre o homem; queda do absolutismo,que aboliu certos costumes, como cabelo longo; associação do cristianismo moderno com aquele capitalismo (igrejas evangélicas atuais e católicas), gerando comércio, sujeição social, desta vez unindo trabalho e religião. Portanto, os valores bíblicos foram tão corrompidos que a idéia de cabelo curto parece "ideal", quando na verdade é exatamente o contrário, essa idéia tanto na Bíblia quanto no Capitalismo, representam sim, a escravização humana. Só que o capitalismo "mascarou-a" melhor.

Marcus Valerius disse...

O texto acima é antagônico e anacrônico. Mas é preciso ir "por partes". 1º)Paulo trata o assunto sobre "cabelos", em relação à pessoas que, fora do credo judaico (lei mosaica que aconselha não cortar cabelo/barba)deixavam-no crescer em função de crenças a deuses não judaico ou não cristãos. Ele muitas vezes acompanhava aqueles que iam pagar um "voto" mosaico para oferecer o cabelo - e se tal fato era costume na época, assim também Paulo respeitava, pela lógica, os que tinham cabelo longo, em relação à Lei, para toda a vida -, assim ele percebia a "diferença" entre os que tinham cabelo longo devido àquela Lei Mosaica (ou de Deus Pai) e os que o tinham para outros credos. Ele, por sua vez, admoestou-os quanto a ser vergonhoso exatamente isso, ter cabelo longo em prol de um credo "fora" do judaico/cristão.Haviam, portanto limite. Até mesmo batismo em prol dos m ortos Paulo percebia existir nas Sinagogas. É preciso ter cautela, atenção, ao que este missionário dizia "nas entrelinhas' e não interpretá-lo "logo de cara". Corinto, Galiléia eram lugares propensos à cultos diversos, assim como Roma, e a sexualidade muitas vezes era relacionada com isso.Devemos separar o que é cabelo longo para esses cultos e para o judaíamo ou o cristianismo. Nesses dois últimos, segundo toda a Bíblia, NÃO é vergonhoso, NÃO é proibido, tampouco repudiado por Deus, senão Ele não daria aos profetas mandamentos para NÃO cortá-los, e admoestara Paulo a aconselhar NÃO ter cabelo longo quando for para aqueles cultos estrangeiros. Então, há uma cencessão!Há uma excessão e bem alicerçada, mostrando que a idéia do texto apresentado por Clávio Juvenal Jacinto apóia-se em interpretações limitadas, pouco relacionadas com a realidades e bastante limítrofes. 2º Não é admissível dizer que na Bíblia, Deus preferisse cabelos curtos em homem, pois há dezenas de versículos no Antigo Testamento solicitando deste exatamente o contrário. E quando Paulo comenta em Coríntios, o faz como contraponto à influências pagãs, sendo favorável a ter cabelo longo para votos mosaicos (provisório ou para a vida toda).Judeus passaram a usá-los curtos à medida que se viram escravizados por outros povos. O cabelo, para eles, era sinal de liberdade, obediência e separação (tanto para Nazireus, quanto para benjamitas, etc.);e na época de Paulo, o Império Romano já havia tirado deles o que não mais tinham, por assim dizer, portanto é natural que os auto-relevos mostrassem homens de cabelo semi longo ou curtos, em sinal não da "preferência divina", mas do nível de decadência que se encontravam, a ponto de não terem mais a aparência que o livro de Números, de Levíticus, de Juízes, etc. requeriam dos hebreus como aparência ideal.3º, vide à seguir:

Unknown disse...

Gosto e aceito a explicacao

Postar um comentário