sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O LADRÃO E O TEMPO



Um homem se aproveitou da escuridão da noite e roubou uma preciosa semente do rei. Desconfiado do roubo, chama todos os seus empregados para entrevistá-los. Tomado pelo desespero, o homem que roubou a preciosa semente, enterrou a semente no jardim da sua casa, para escondê-la com segurança. Passaram se alguns dias e a semente germinou, formando uma plantinha que se desenvolvia. O rei que sabia identificar as plantas, viu a arvore que se desenvolvia no jardim da casa daquele empregado, descobriu assim, o ladrão da sua preciosa semente.

Mandou prender o homem, e o jogou num calabouço, para perecer naquele lugar até pagar pelo seu crime.

Pecamos, e ao pecarmos, tentamos nos enganar escondendo o nosso pecado. Mas o pecado tem o poder de uma semente, ele se enraíza cresce e se desenvolve, e mais cedo ou mais tarde vai aparecer diante do nosso grande REI.

Precisamos confessar nossos pecados, abandoná-los e viver em plena obediência ao nosso REI JESUS CRISTO. quando encobrimos nosso pecados, eles crescem, e desmascaram a nossa vida e a nossa hipocrisia, só o arrependimento do homem e o perdão de DEUS pode exterminar o pecado e matá-lo ao ponto de não mais germinar.


CJJ

HOMENS IGNORANTES ?


Os evolucionistas e todos aqueles que são mal informados (a maioria esmagadora) dizem que todos aqueles que acreditam na criação literal de Gênesis são homens ignorantes. Eu costumo ouvir esta acusação de vez em quando. Não sei se devo tomá-la como o mais honroso elogio, pois estão me enquadrando junto com todos estes grandes homens que acreditavam na infabilidade da Bíblia, homens que foram humildes o bastante para não duvidar das Escrituras e sábios o suficiente para reconhecer que Deus é o Supremo Autor da Criação (eis aqui uma lista abreviada):



1) Leonardo Da Vinci (1452-1519) - nem é preciso mencionar o que ele fez. É mais fácil dizer o que ele NÃO fez.

2) Johann Kepler (1571-1630), descobriu as leis dos movimentos planetários, acreditava que o Mundo tinha sido criado há 7 mil anos.

3) Francis Bacon (1561-1626), responsável pela formulação do método científico (um do proponentes da revolução científica).

4) Blaise Pascal (1623-1662), filósofo e matemático, contribuiu para a teoria da probabilidade no ramo da matemática.

5) Robert Boyle (1627-1691), um dos fundadores da Academia Real de Londres (Royal Society of London), creditado como sendo o pai da Química Moderna, descobriu as leis básicas a respeito da pressão, temperatura e volume dos gases. Ele também contribuiu para o trabalho missionário, tradução da Bíblia e propagação do Evangelho.

6) John Ray (1627-1705), naturalista Inglês, no seu tempo ele era a maior autoridade em botânica e zoologia e também um forte opositor de Descartes.

7) Nicolaus Steno (1631-1686), fundador da estatiografia, o estudo das camadas das rochas. Ao contrário dos evolucionistas modernos, ele atribuiu a maior parte destas camadas ao Grande Dilúvio.

8) Thomas Burnet (1635-1715), geologista. Athanasius Kircher (1601-1680), jesuíta e inventor. John Wilkins (1614-1672) cientista que formulou argumentos científicos para apoiar as Escrituras. Walter Charleton (1619-1707), Sir William Petty (1623-1687), Isaac Barrow (1630-1677) também fazem parte deste grupo. Galileo Galilei embora censurado pela Igreja Católica por suas visões heliocentristas (segundo alguns) argumentava que a Bíblia apoiava suas visões. No entanto, segundo pesquisas modernas, a censura de Galileo não ocorreu por causa de seu heliocentrismo, mas sim devido a sua desobediência à um decreto papal. A Igreja Católica, longe de se opor ao heliocentrismo, o apoiou. Prova disto é que décadas mais tarde, Matteo Ricci, um missionário jesuíta, estava ensinando heliocentrismo aos chineses. E adicionando á isto, os primeiros a se oporem a Galileo não foram os sacerdotes da Igreja Católica, mas sim os cientistas do estabelecimento científico.

9) Isaac Newton (1642-1727) além de ser o pai da física clássica, ele escreveu vários tratados refutando o ateísmo e defendendo o criacionismo. Ele disse: “Nós reputamos as Escrituras de Deus como a mais sublime filosofia. Eu confio mais nas marcas de autenticidade da Bíblia do que qualquer outra história profana.”

10) William Whiston (1667-1752), sucessor de Isaac Newton, escreveu um livro A New Theory of the Earth, que harmonizou os relatos da Criação com os dados crescentes da física e geologia. John Woodward (1665-1728), geologista. Carolus Linnaeus (1707-1778), considerado o pai da taxonometria biológica. Jonathan Edwards (1703-1758), teólogo e naturalista Americano. William Herschel (1738-1822) astrônomo que descobriu Urano. John Harris (1666-1719), matemático.

11) Gottfried Wilhelm Leibnitz (1646-1716) um brilhante matemático, co-descobridor de Cálculo, afirmava uma forte crença em Deus e escreveu uma defesa da doutrina da Trindade. John Flamsteed (1646-1719) fundador do observatório de Greenwich. William Derham (1657-1735) ecologista. Gustavus Brander (1720-1787) naturalista Inglês, cuja abundante coleção de fósseis está a mostra no Museu Britânico. James Parkinson (1755-1824) médico Inglês que foi o primeiro a descrever a doença que hoje leva o seu nome.

12) Michael Faraday (1791-1867) universalmente reconhecido como um dos maiores físicos de todos os tempos. Contribuiu para muitas descobertas na ciência da eletricidade e do eletromagnetismo. As principais unidades em eletrose e eletrostatica são nomeadas em sua honra. Ele era provindo de uma pequena igreja fudamentalista e ardentemente acreditava na Bíblia e no Criacionismo. Humphrey Davy (1778-1829) um grande químico. Georges Cuvier (1769-1832) anatomista, paleontologista e um firme criacionista. Charles Babbage (1792-1871), William Buckland (1784-1856) David Brewster (1781-1868). John Dalton (1766-1844) nascido numa família Quaker, temente a Deus e considerado o pai da teoria atomica moderna. William Prout (1785-1850) autor de muitos tratados teológicos, mais conhecido pelo seu trabalho da classificação dos elementos químicos e pelo número atômico.

13) Samuel Morse (1791-1872) famoso pela sua invenção do telégrafo e do código Morse. Sua primeira mensagem enviada pelo telegrafo foi Vejam o que Deus tem feito (Num 23.23). Joseph Henry (1797-1878) inventor do motor eletromagnético. Matthew Maury (1806-1873) fundador da ciência da hidrografia e oceanografia. William Whewell (1794-1866), James Simpson (1811-1870) fundador da ginecologia. James Joule (1818-1889) descobriu como converter a energia do calor em energia mecânica. Seu princípio levou a formulação da primeira lei da termodinâmica.

14) Louis Agassiz (1807-1873) considerado o pai da geologia glacial. O grande museu de zoologia comparativa em Harvard foi estabelecido por ele.

15) Rudolph Virchow (1821-1902) forte oponente do evolucionismo, considerado o pai da patologia moderna. Ele também tinha entrado na política e se opusera fortemente ao ensino do evolucionismo nas escolas da Alemanha.

16) Gregory Mendel (1822-1884) Criacionista pai da genética.

17) Louis Pasteur (1822-1895) criacionista fortemente oposto ao Darwinismo, químico e físico que fez grandes contribuições para estas disciplinas. Isolou um grande número de bactérias que causavam doenças e desenvolveu vacinas para elas. Considerado por muitos o maior biologista que já viveu. Entretanto, na sua vida ele era objeto de intensa oposição por quase todo o estabelecimento biológico pelo fato de ele ser um forte oponente da geração espontânea de Darwin.

18) William Thompson, Lord Kelvin (1824-1907) Por 54 anos, ele possuiu a cadeira de Filosofia Natural da Universidade de Glasgow. Suas contribuições para a física e matemática foram muitas. Ele estabeleceu a escala de temperaturas absolutas. Formulou as duas primeiras leis da termodinâmica com a correta terminologia. Ele recebeu 21 doutorados honorários e era um forte opositor de Thomas Huxley, o bulldog de Darwin.

19) Joseph Clerk Maxwell (1831-1879) contribuiu bastante para a teoria do campo electromagnetico. Albert Einstein encontrou em Maxwell a sua maior inspiração e considerou o trabalho de Maxwell como o mais profundo que a física tinha experimentado desde o tempo de Newton. Suas crenças eram essencialmente fundamentalistas em princípio. Desenvolveu uma refutação matemática para a famosa hipótese nebular de LaPlace. Também escreveu refutações contra o evolucionismo de Herbert Spencer. Ele era por fim, um diligente estudante das Escrituras. Bernhard Riemann (1826-1866) matemático alemão, filho de um ministro luterano, ele desenvolveu o conceito de uma geometria não-euclideana.

20) Richard Owen (1804-1892) um dos mais fortes oponentes do Darwinismo. Inventou o vocábulo 'dinossauro' para descrever uma família de animais a qual estava extinta na terra. Ele fortemente acreditava que muitos desses animais foram mortos durante o Dilúvio. Thomas Anderson (1819-1874), Sir William Huggins (1824-1910). Balfour Stewart (1828-1887). James Glaisher (1809-1903). William Mitchell Ramsay (1851-1939) um famoso arqueologista. John Strutt, Lord Rayleigh (1842-1919) conhecido pelas suas contribuições na optica e co-descobridor do Argon e dos gases raros. Alexander MacAlister (1844-1919) professor de anatomia em Cambridge. John Ambrose Fleming (1849-1945) estudou sob a tutela de Maxwell, fez muitas contribuições nas disciplinas do radio, eletrônica e televisão, um dinâmico apologista cristão e fundador do movimento de protesto a evolução. George Carver (1864-1943) cientista agrônomo, nascido escravo, considerado a maior autoridade em amendoim, batatas e seus derivados. Desenvolveu mais de 300 produtos do amendoim e 118 da batata doce. Paul Lemoine (1878-1940) presidente da sociedade geologica da França e editor da Encyclopedie Francaise de 1937 na qual ele definiu evolução como um tipo de dogma cujos sacerdotes não acreditam mais, embora mantenham para o seu povo.

21) William Ramsay (1852-1916) um quimico evangélico que foi o co-descobridor dos gases inércios e foi o primeiro a demonstrar a transmutação de elementos (Radio para hélio). Wernher von Braun (1912-1977) engenheiro militar que desenvolveu os misseis V2 durante a segunda guerra mundial. Naturalizado cidadão americano em 1955, tornou-se diretor da NASA. Considerado o pai dos foguetes. L. Merson Davies (1890-1960), Sir Cecil P. G. Wakeley (1892-1979)

22) E hoje nós também temos Sociedades Criacionistas Modernas como: Creation Research Society, American Scientific Affiliation, Institute for Creation Research, Answers in Genesis.

Fonte: Men of Science, Men of God by Henry Morris (ed. 1988)

Autor: J. S. Cavani.

MUNDANISMO : A LEPRA ESPIRITUAL

MUNDANISMO, A LEPRA ESPIRITUAL

uma das tragédias da vida cristã é ver aqueles que professam o nome de Cristo chafurdarem na imundície deste mundo e depois tentarem "testemunhar" para ele!

É triste observar que, conforme a Época da Graça se prolonga, o povo de Deus parece mais determinado do que nunca a adotar as atitudes e ações do mundo. As modas vêm e vão, mas uma coisa continua constante — cada uma delas consegue deixar sua marca indelével sobre certos segmentos da cristandade. Para aqueles de nós que já acumularam certa "quilometragem", vemos esse fenômeno a partir da perspectiva de ter passado por grande parte dele. Eu realmente gostaria de poder expressar com palavras adequadas aos jovens o quanto a sociedade mudou nos últimos quarenta ou cinqüenta anos. Isso nos faz pensar em quanto mais o Senhor permitirá que esse processo continue antes de vir buscar Sua igreja.
Como podemos esperar, a Palavra de Deus tem muito a dizer sobre os assuntos mundanismo e separação. Com a ajuda de Deus, gostaria de explorar ambos os tópicos em profundidade. Começaremos tentando definir a palavra "mundanismo". É o substantivo do adjetivo "mundano" e o Dicionário Aurélio define assim: "Vida mundana; hábito daqueles que só procuram gozos materiais". A partir dessa definição, vemos que não é absolutamente uma palavra que seria usada para descrever um cristão. Ser mundano é aderir e seguir aquilo que caracteriza as atitudes e ações das massas; dos incrédulos — aqueles que estão perdidos. Além disso, precisamos compreender que é uma coisa extremamente fácil de fazer. Tudo o que precisamos é "seguir as massas", seguir o caminho da mínima resistência. A natureza humana nos predispõe para o mundanismo. Antes de sermos salvos, o mundanismo era um modo de vida. Após a salvação, ganhamos uma nova natureza, mas a velha natureza pecaminosa não foi erradicada. Por isso, estamos em uma situação que garante uma vida de conflito contínuo!
Talvez você já tenha ouvido a história sobre um velho chefe indígena que se converteu a Cristo. Certa vez, dois de seus irmãos "caras pálidas" foram visitá-lo e um deles perguntou como estava indo sua vida espiritual. O velho chefe respondeu que era como se ele tivesse dois cachorros vivendo dentro dele — um branco e um preto e eles brigavam constantemente! Após conversarem um pouco, um daqueles homens perguntou: 'Afinal, quem ganha a luta?' A resposta do chefe foi clássica: "Aquele que eu alimento mais." Embora seja uma ilustração simples, ela nos dá um quadro vívido da batalha que ocorre todos os dias dentro de nós. Se alimentarmos nossa nova natureza por meio do estudo da Palavra de Deus e da oração, crescemos "na graça e no conhecimento do Senhor". No entanto, se continuarmos a festejar "com as bolotas que os porcos comem", não devemos esperar muito progresso na vida espiritual.
O apóstolo Paulo menciona essa luta em Romanos 7:15-25. O que ele diz é vital para nossa compreensão do problema, de modo que incluímos todo o texto aqui:
"Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço. E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado."
Essa luta interior, que Paulo descreve tão bem, deve ser igual a que experimentamos. Sabemos o que é melhor, mas nem sempre fazemos o que é melhor! Certo? Bem, preciso me apressar em dizer que só porque essa é uma aflição comum, não quer dizer que tenhamos uma desculpa para nossas ações. Permitir que ações e atitudes pecaminosas e mundanas continuem em nossas vidas, sem serem enfrentadas, é convidar problemas maiores. O apóstolo João nos admoesta em 1 João 2:15-17:
"Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre."
Creio que cada um de nós pode ver nesses versos que o amor ao mundo é um perigo muito real para o cristão. Nossa natureza caída, que está conosco desde o nascimento, está naturalmente inclinada e preparada para as atrações que nos rodeiam. Nunca antes em toda a história humana isso foi mais problemático do que atualmente e está ficando cada vez pior! Os historiadores dizem que uma das principais razões para a queda do Império Romano foi que a maior parte da população desenvolveu um apetite insaciável pelos prazeres e divertimentos. Enquanto as pessoas se divertem, esquecem-se das coisas que realmente são importantes na vida. Esse tipo de comportamento é uma forma de fuga, para não enfrentar as realidades da vida diária. Como os cristãos não são imunes à doença do mundanismo, precisamos reconhecê-la como sendo uma lepra espiritual e evitá-la. (A lepra, freqüentemente mencionada na Bíblia, sempre é retratada como sendo típica do pecado.)
Em toda a Bíblia, os cristãos são constantemente exortados a buscar sabedoria — a pensar, a agir de uma maneira responsável o tempo todo — para nosso próprio bem e para o bem dos outros. Uma das tragédias da vida cristã é ver aqueles que professam o nome de Cristo chafurdarem na imundície deste mundo e depois tentarem "testemunhar" para ele! As atitudes falam mais alto que as palavras e cada um de nós precisa entender que estamos em cena e nossas ações estão sendo observadas o tempo todo. Depois que tomamos o primeiro passo de identificação com Cristo (o batismo), tornamo-nos homens e mulheres, meninos e meninas marcados — pois o mundo está apenas aguardando a primeira oportunidade para nos chamar de hipócritas! Satanás é o deus deste mundo e tenta explorar cada deslize nosso. Amar as atitudes e filosofias prevalecentes na nossa cultura é garantia de ruína para nosso testemunho como filhos de Deus.
O que quero dizer com a palavra "testemunho"? Houve uma época em que a terminologia da fé era tão largamente compreendida que se podia assumir que todos a compreendessem, mas esse não é o caso hoje. É por isto que normalmente procuro definir certos termos. Seu testemunho cristão é similar à sua personalidade, pois é "você" — o que você realmente é — como aparece aos outros em relação à sua profissão de fé. Você pratica aquilo que prega? Se pratica, pode-se dizer que mantém um bom testemunho de Cristo. Depois da salvação, o testemunho é o que de mais valioso você tem. Portanto, mantenha-o limpo e não permita que a sujeira deste mundo grude nele.
O melhor testemunho para Cristo é uma vida que está cheia e que é controlada pelo Espírito Santo. Muitos cristãos têm hoje a idéia errada que testemunhar consiste unicamente em "apresentar o evangelho". Embora compreendamos e concordemos que o aspecto sobrenatural da salvação definitivamente envolve a mensagem do evangelho, nosso testemunho de modo algum é limitado a isso. Independente se você percebe isso ou não, a maioria das pessoas presta muito mais atenção àquilo que você faz e como reage do que com o que diz. Como diz o velho adágio, "Falar é fácil!" Algumas pessoas que falam muito bem acabam ficando constrangidas após serem desafiadas com o "mostre-me ou cale-se". A atitude que a maioria de nós terá é: "Não fale somente, mostre-me também!" As ações falam muito mais alto que as palavras. Quando vivenciamos aquilo que falamos, nossas palavras terão uma força muito maior. Se as pessoas virem que somos genuínos e que nossas vidas irradiam a realidade daquilo que professamos, estarão muito mais abertas à mensagem que anunciamos. Os hipócritas são alvo de escárnio em toda a parte e não é para se admirar! O mundanismo e a piedade são totalmente incompatíveis — como óleo e água, que não se misturam. Mas, apesar das admoestações da Bíblia sobre o mundanismo e suas conseqüências, muitos cristãos insistem em tentar "ficar com as pernas uma de cada lado da cerca". (Para aqueles que sempre viveram na área urbana, essa expressão pode não fazer muito sentido — mas para aqueles que já tentaram saltar uma cerca de arame farpado — certamente faz!) Tentar ficar com as pernas uma de cada lado, uma no mundo e outra nos céus provavelmente o deixará com as calças rasgadas!
Outro modo de ilustrar o ponto é com uma história sobre o Velho Oeste americano. Um homem proprietário de uma empresa transportadora estava entrevistando os candidatos a condutores de diligências. O trecho da estrada que ele selecionou para o teste estava em uma montanha que tinha um barranco em uma das laterais, com uma queda de centenas de metros. As instruções que ele dava a cada candidato eram simples: "Veja o quanto você consegue chegar perto do barranco, mas sem cair!" Primeiro um, depois outro candidato tentaram, levando os cavalos bem para perto do barranco. Finalmente, quando um terceiro homem se apresentou e recebeu as instruções, ele disse: "— O senhor está louco? Vou conduzir os cavalos pelo outro lado da estrada, ficando longe do barranco!". "— O emprego é seu", exclamou o chefe. O risco era grande demais e este é exatamente o ponto que quero deixar claro sobre o envolvimento com o mundanismo. Se você parecer como o mundo, agir como o mundo, e cheirar como o mundo — como o mundo verá a diferença em você? Por que devemos achar que eles serão atraídos a Cristo por meio do nosso testemunho quando parecemos ser virtualmente iguais a todas as outras pessoas? Como diriam alguns garotos hoje: "E aí?"
Outro aspecto muito importante do nosso testemunho envolve a doutrina bíblica da separação. Creio com todo meu coração que essa é uma das menos compreendidas e menos ensinadas doutrinas na Palavra de Deus hoje. Quando é mencionada, é geralmente com generalidades e clichês, mas a Bíblia é tanto explícita e implícita com relação a esse ensino. É explícita porque o assunto é tratado claramente e é implícita porque está ele contido em princípio em toda ela. Vamos saltar para o meio desse assunto e ver se tocamos em alguns nervos expostos:
Em 2 Coríntios 6:14-18, lemos:
"Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso."
Paulo, escrevendo sob a influência e inspiração do Espírito Santo, diz que precisamos nos separar dos incrédulos e não nos envolvermos em alianças ou sociedades com eles. A palavra "jugo" refere-se à canga, um implemento de madeira, utilizado para prender uma junta de bois pelo pescoço e ligá-los à carroça ou ao arado. Se alguém tentasse prender um boi com uma mula por meio do jugo, o resultado seria desastroso, pois eles não trabalhariam bem em conjunto. Dois bois ou duas mulas seriam bons, mas as diferenças de temperamento e de tamanho entre bois e mulas não permite combinar os dois. O ponto aqui é que os crentes precisam evitar qualquer situação em que fiquem em jugo desigual com um incrédulo. Isso inclui exemplos como namoro, casamento, sociedades nos negócios, associações voluntárias (clubes, etc.) por meio das quais aqueles que não têm os mesmos valores espirituais possam exercer pressão sobre você. As amizades íntimas com as pessoas erradas também devem ser evitadas.
Abordo este tópico com "temor e tremor", pois sei, a partir de experiências dolorosas, que muitos crentes reagem de maneira emocional ao que caracterizam como "legalismo". Em primeiro lugar, não é legalismo, pois não estou tentando impor a lei do Antigo Testamento sobre os cristãos. É uma proibição muito sã e sensata que objetiva manter a pureza da nossa caminhada com Cristo. Ninguém consegue brincar com um amontoado de carvão sem se sujar todo. É realmente simples assim. "Não procure sarna para se coçar", diz o ditado. Logicamente, aqueles que já estão casados com incrédulos, ou já comprometidos em relacionamentos que são inevitáveis, não devem tornar uma situação má pior! Esse ensino objetiva principalmente a prevenção, mas em alguns casos o incrédulo em questão está arruinando a vida espiritual do cristão e, por essa razão, o relacionamento deve ser rompido. Se você acha isso drástico demais, leia então o capítulo 10 de Esdras, e veja o que Deus exigiu dos sacerdotes e levitas que tinham mulheres estrangeiras. Servimos ao mesmo Deus hoje! A separação é ensinada em toda a Bíblia, do Gênesis até o Apocalipse, mas não é um assunto que as pessoas gostem de ouvir.
Não somente devemos manter a separação pessoal, mas também somos instruídos a manter a separação "eclesiástica". Este é um ensino implícito e requer maturidade espiritual para compreender toda sua implicação. A palavra grega ekklesia, freqüentemente traduzida como "igreja", é a palavra-raiz de "eclesiástica" — referindo-se às igrejas e/ou congregações. O que significa manter separação eclesiástica? Detesto ser extremamente direto, mas significa ficar longe de qualquer pessoa que afirme ser cristã, mas que obviamente não adere aos ensinos de Cristo! A palavra de Deus nos recomenda não julgar os outros — condená-los injustamente e lavrar sentença sobre eles da forma que um juiz faz — mas também somos exortados a "provar (testar) todas as coisas". Deus espera que mantenhamos nossa guarda espiritual e não creiamos nas aparências. É claro que você sabe que nem tudo o que reluz é ouro. As igrejas e os membros que envergonham os ensinos de Cristo e negam as doutrinas essenciais da fé devem ser evitados. Afirmar ser um cristão só por causa da participação em uma igreja é como afirmar ser um carro ficando em uma garagem.
Estamos vivendo nos últimos dias da igreja e creio que o joio exceda grandemente o trigo. Muitos, se não todos, dos mais respeitados e renomados pregadores e evangelistas atuais estão flertando com a Igreja Católica Romana e com seu programa ecumênico mundial. A enganação demoníaca cresce a cada dia. Meu trabalho é dizer a verdade, não importando se isso o deixa contente ou não. Esse conceito de separação é um assunto importante e somente arranhei a superfície, por assim dizer. É de vital importância que o povo de Deus saiba e compreenda os princípios e preceitos da Sua Palavra, de modo que iremos, com a ajuda de Deus, continuar batendo nessas "vacas sagradas" para ajudá-lo a amadurecer na fé.
Finalmente, há um assunto de separação que ainda causa furor em alguns círculos. Isso tem a ver com a questão se a Bíblia ensina ou não a separação dos crentes genuínos. É uma questão emocional para alguns, mas precisamos determinar primeiro e antes de tudo se tem base nas Escrituras — e, em caso afirmativo, o que precisamos fazer para conformar nossas vidas com esse ensino. Novamente, quero lembrá-lo da terrível visão que Deus tem do pecado. Ele odeia o pecado com todo Seu ser e para nos redimir das garras do pecado deu Seu Filho unigênito. Não existe "pecado pequeno" — um conceito de origem humana no qual temos tendência para acreditar. Deus quer que fiquemos longe do pecado, de todas as formas de pecado, e qualquer ensino que enfatize esse princípio precisa ser considerado, gostemos dele ou não. Este é o caso que está diante de nós. Há um tempo em que devemos nos distanciar de outros crentes? Francamente, a maioria dos pregadores conservadores e fundamentalistas provavelmente vai gritar: "Nunca!" Creio que eles estão enganados e espero poder mostrar por que estão enganados. A unidade entre os irmãos é algo que precisa ser preservada, se possível — mas existem momentos em que as atitudes pecaminosas por parte de alguns indivíduos requer ação rápida e decisiva do corpo de Cristo.
Em 1 Coríntios 5, temos uma situação em que um dos irmãos estava vivendo em clara imoralidade com sua madrasta. Aparentemente, o homem era rico e influente na comunidade e, por causa do seu nível social, a igreja "estava vendo o outro lado". Quando Paulo soube do assunto, escreveu a epístola para instruí-los a corrigir o problema. No verso 13, ele ordena que o homem seja excluído da igreja. "Mas pastor Ron, isso não é ser excessivamente severo?" Algumas vezes, medidas drásticas são necessárias para corrigir aquilo que é visto como de pequena importância. A imoralidade entre os irmãos na igreja não pode ser tolerada. Ponto final! Quando uma pessoa é tratada da forma como o próprio Senhor especificou em Mateus 18:15-17, e não ouve ao ensino e as admoestações da igreja, precisa então ser excluída da comunhão. Observe que o verso 17 diz: "... se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano."
Os três passos para lidar com o pecado evidente são: (1) admoestação em particular — de irmão para irmão; (2) admoestação testemunhada por mais um ou dois irmãos; e (3) admoestação pela igreja toda reunida. Se a pessoa não ouvir a admoestação da igreja, então deverá ser desligada do rol de membros e tratada como fosse um incrédulo (alguém ainda perdido em seus pecados). Espera-se que esse passo drástico nunca precise ser dado, mas se for necessário, precisamos orar para que o indivíduo (se verdadeiramente salvo) fique envergonhado, arrependa-se e busque o perdão e reconciliação com a igreja. Graças a Deus, o homem em Corinto veio a se arrepender e foi reconduzido à comunhão com a igreja.
Para enfatizar o ponto que a separação é necessária nesse tipo de situação, veja novamente 1 Coríntios 5:9 em diante:
"Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem; isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo. Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais."
Isso deve deixar claro que devemos evitar os irmãos professos sob certas condições. O "porquê" desse evitar é deixado claro em 2 Tessalonicenses. No capítulo 3, versos 6, 14 e 15 lemos:
(Verso 6): "Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu."
(Versos 14 e 15): "Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal, e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe. Todavia não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão."
Aqueles que discordam desse ensino — insistindo que a unidade precisa ser mantida a todo o custo — fazem isso, creio, a despeito da clareza do texto. A maioria dos que têm essa posição insiste que o ensino (2 Tessalonicenses 3) é pertinente àquela situação somente. Em outras palavras, Paulo está admoestando algumas daquelas pessoas porque acreditavam que o arrebatamento ocorreria a qualquer momento e tinham abandonado seus empregos, vendido suas propriedades e estavam sentadas, ociosas, só aguardando! Elas se recusavam a fazer qualquer trabalho para se manter e tinham se tornado um peso para a igreja. Embora seja verdade que Paulo esteja falando sobre uma situação particular, seu ensino em 1 Coríntios deve deixar claro que o princípio é o mesmo. Os pecados específicos são totalmente diferentes, mas são pecados também! O senso comum diz que Deus odeia o pecado e está ordenando que nos separemos dele — mesmo se isso significar evitar alguns irmãos. Observe as razões para essa atitude — a separação — é que o irmão malfeitor possa se envergonhar. A idéia é tentar levá-lo ao arrependimento e fazê-lo voltar para o caminho certo. Se não formos cuidadosos, podemos concluir erroneamente que aquele que pratica a separação está exibindo uma atitude "sou mais santo do que você". Embora isso sempre seja uma possibilidade, simplesmente porque pode ser visto assim, não significa que devamos desconsiderar o ensino. Isso seria como jogar fora o bebê junto com a água da banheira!
O próximo passo lógico de separação é também muito controverso. E o irmão que se recusar a dar ouvidos a esse ensino e continuar a se associar com aqueles que deveriam ser evitados? Chamo sua atenção de volta ao verso 14 do nosso último texto: "Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal, e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe." Certamente devemos ver que a eficácia do ensino dependerá do grau em que for praticado. Caso alguém na igreja ignore a admoestação de Paulo, o efeito desejado de fazer o membro malfeitor sentir-se envergonhado é diminuído. Evitar aqueles que ignoram esse ensino — aqueles que continuam a se associar e ter comunhão com indivíduos que, por suas atitudes e ações, merecem ser postos para escanteio — é chamado de "separação em segundo grau". O argumento deles é: "Onde você traça a linha?" "Voltamos ao 'terceiro grau' e 'quarto grau', etc.?" Esse tipo de raciocínio é infantil, pois obscurece a questão recorrendo a extremos ridículos. Obviamente, sempre haverá um ponto de "retornos decrescentes" — além do que seria inútil continuar a separação. No entanto, para ser fiel ao intento original das instruções de Paulo, precisamos nos forçar a encarar o fato que os irmãos podem se desviar, e isso acontece. É papel do cristão maduro reconhecer a importância de manter a pureza no andar; uma separação de todo o pecado e obediência ao ensino bíblico.
Mencionei anteriormente um desejo de poder comunicar aos cristãos mais jovens as vastas mudanças na sociedade que ocorreram durante os últimos quarenta ou cinqüenta anos. Essas mudanças, com a degradação resultante dos valores espirituais, são de partir o coração.
Para tornar as coisas ainda piores, os valores daqueles tempos antigos já não eram nada de que se possa orgulhar! Santidade e piedade pessoal são termos praticamente extintos — remanescentes arcaicos de uma época que já passou. A história praticamente já deu uma volta completa no círculo e voltamos à condição descrita nos livros do Antigo Testamento, Deuteronômio 12:8 e Juízes 17:6 e 21:25: "Cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos." A Bíblia — a literal Palavra de Deus — é ignorada pela maioria daqueles para a qual foi dada como padrão absoluto de fé e de prática. Como resultado direto disso, a igreja perdeu a capacidade de ser o sal da terra e a sociedade está nos últimos estágios da podridão moral. O que podemos fazer? A não ser que o Senhor decida operar um milagre de não pouca magnitude, a situação não será corrigida. No entanto, como diz aquele antigo hino: "Brilha no meio do teu viver!" Não importa se o resto do mundo esteja determinado a seguir no caminho errado; cada um de nós deve fazer o melhor que puder para caminhar na luz da Palavra de Deus e buscar a santificação. Todos estaremos diante do Tribunal de Cristo, como indivíduos, para prestar contas pelas obras feitas no corpo. Nosso galardão eterno será determinado pela nossa obediência aos mandamentos do Senhor.
Autor desconhecido

SINCRETISMO CAMUFLADO



O Pastor Sebastião Aragão, em uma matéria sobre confusão religiosa dos últimos tempos argumentava: “Há pouco mais de 2 dias fui a um congresso onde havia pastores de diversas denominações evangélicas. Temos o hábito de falar muito sobre uma certa igreja que se diz Cristã, por causa do seu sincretismo religioso. No entanto pude perceber mais de perto algo que já sabia há muito tempo: as igrejas chamadas "evangélicas" já tem hoje o seu "sincretismo" religioso também. Acontece de tudo o que se pode imaginar e dizem que é "poder do Espírito Santo". Se é que eu posso dizer assim, "coitado" do Espírito Santo, que leva a culpa de todas essas pilantrangens disfarçadas de evangelho. O que com certeza temos visto em nossos dias é o ANÁTEMA de que Paulo falou em gálatas: UM OUTRO EVANGELHO.
ESSA SITUAÇÃO só vem é fragilizar a fé daqueles novos convertidos que acreditam que toda aquela patifaria é poder de Deus. A Palavra de Deus diz que o EVANGELHO É O PODER DE DEUS PARA A SALVAÇÃO DE TODO AQUELE QUE CRÊ! É isso que devemos ensinar, é isso que devemos denunciar, é isso que devemos desmascarar, pois aqueles mais humildes, que não tem pelo menos um mínimo de cultura estão sendo levados ao engano PELOS VENDILHÕES DO TEMPLO.” (1)

O Problema maior de todas as coisas estranhas que estão entrando no mundo evangélico atual, é a falta de discernimento espiritual. É triste notar como as pessoas aceitam todo o sobrenatural, aceitam todas as profecias e tudo mais como se fosse uma manifestação divina. Parece que a maioria das pessoas não conhecem a bíblia, e não estão a par das advertências que a bíblia fala a respeito dos últimos dias.

Inocência ou cegueira espiritual? Creio que a ultima é a resposta plausível. Existe muitas pessoas que adotam praticas estranhas e supersticiosas sem levar em conta o que a bíblia diz ou adverte sobre o assunto.

Satanás o deus desse século de fato tem cegado a mente das pessoas religiosas que não estão dispostas a crer na verdade do evangelho e não querem saber do evangelho da verdade.

Me assusto muito quando vejo declarações como as de H. A. Maxwell Whyte: “ Nas igrejas há uma forma mais sutil de bruxaria falo sobre os falsos profetas com seus falsos dons espirituais, que se infiltram nas igrejas manifestando o sobrenatural. São pessoas usadas pelos “espíritos” e não pelo Espírito Santo. Eles pregam uma mensagem bem suave, com pouca base bíblica, então as pessoas concluem: Ele é um homem de Deus. Na verdade é um mago” (2)

As pessoas concluem que um homem é de Deus pelos sinais que ele faz e não pela doutrina que ele defende, não pelo que ele é mas pelo que ele faz, milhões de pessoas estão sendo enganadas dessa maneira, porque desprezam completamente aquilo que a bíblia fala sobre o assunto da advertência sobre as questões relacionadas as manifestações sobrenaturais, principalmente as relativas aos últimos tempos.

Mas os sinais não são e nunca vão ser a prova definitiva de que um homem é de Deus. Por isso mesmo devemos tomar muito cuidado. Talvez as palavras abaixo definem muito melhor o que desejo expressar nesse artigo: “Aqueles de vocês que são bem letrados em assuntos espirituais sabem que o Diabo sempre falsifica o que o verdadeiro Deus faz. Assim a serpente que seduziu Eva se parecia com um anjo de luz. E seus ministros se parecem com ministros da verdade. Somos informados em Apocalipse que esse homem que será rei, receberá uma ferida mortal na cabeça e morrerá. Mas pelo poder do Dragão (Satanás), ele ressuscitará dos mortos. Esta é uma falsa ressurreição e fará com que todos aqueles cujos nomes não estão escritos no Livro da Vida o adorem. Pode-se presumir também que ele realizará curas e dará alimento para os famintos. Talvez ele também transformará água em vinho para que todos possam festejar e se divertir. Pois nos é predito em Mateus 24 que naqueles dias eles estarão comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, assim como faziam nos dias de Noé. Então eu considero que será sexo, drogas e rock and roll.” (3)

Mesmo diante de livros e artigos diversos advertindo sobre esse assunto, muitas crentes continuam cegos e indiferentes a esse assunto, isso apenas revela o poder do engano que atua na igreja atual, e por isso mesmo devemos lutar pela fé autentica e defender o evangelho verdadeiro. Não podemos ficar indiferentes diante da atual confusão no meio cristão, nossa chamada é para defender, batalhar e acima de tudo sermos guardiões das verdades bíblicas

C. J. Jcinto

(1) Extraído de www.simceros.org

(2) Livro “O Beijo do diabo” pág 49 Dunamys Editorial

http://olharprofetico.com.br/estudos-sobre-profecias/137-profecias-do-anticristo--parte-dois

A Distorção Mortal de João 17:3 de Atalaia


Por :Dan Córner

Uma Escritura muito importante para as Testemunhas de Jeová é João 17:3, isto é, tal como se lê em sua estranha "Bíblia" chamada A Tradução Novo Mundo (TNM). Segundo sua tradução alterada a seu gosto, João 17:3, se lê da seguinte maneira:

Isto significa vida eterna, os que estão adquirindo um conhecimento de ti, o único Deus verdadeiro, e daquele a quem enviaste, Jesus Cristo (Negrito meu).

Por favor, note que não há nenhuma tradução de boa reputação que traduza esse versículo adquirindo conhecimento como o faz a TNM. Portanto, por que a Sociedade Atalaia mudou a forma em que este versículo deve ser lido e entendido? Porque concorda perfeitamente com o que eles estão tratando de declarar aos outros, isto é,somente a Sociedade Atalaia, localizada no Brooklin, Nova York, tem a habilidade espiritual para entender corretamente e ensinar as Escrituras com bastante precisão, e tudo está relacionado com obter vida eterna:

É necessário que você seja parte da organização de Jeová, faça a vontade de Deus, para poder receber Sua bênção de vida eterna. (Você pode viver para sempre no Paraíso na Terra [You Can Live in Paradise on Earth], 1982, p. 255)

Cinco Problemas

Fazendo esta falsa tradução de João 17:3 notamos os seguintes problemas para as Testemunhas de Jeová:

1. Contradiz sua própria tradução palavra por palavra em Grego-Inglès - The Kingdom Interlinear - o qual diz que eles devem estar conhecendo-te a ti portanto sugerindo com exatidão uma relação pessoal com Deus em vez de uma simples aprendizagem acadêmica acerca dele. Clique aqui para ver.

Jesus falou o seguinte a pessoas religiosas não salvas:

Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas que testificam de mim, contudo, não quereis vir a mim para terdes vida. (João 5:39,40)

Da mesma forma, nunca foi dito às Testemunhas de Jeová para confiar 100% em Jesus para sua salvação e pedir a ele (Jesus) em oração sincera pela água viva que promete dar:

Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. (João 4:10)

2. Sua história de mudanças em suas próprias doutrinas, rechaça o conceito de que as Testemunhas de Jeová do passado tinham conhecimento preciso. C.T. Russel ensinou que Jesus é todo-poderoso desde sua ressurreição (O Mistério Terminado, Associação Peoples Pulpit, 1917, p.15, comentários de Apocalipse 1:8) o qual está redondamente em oposição às Testemunhas de Jeová de nossos dias. Muitas outras mudanças doutrinárias semelhantes têm ocorrido desde seu início.

3. Inexatidões entre seus ensinamentos estão ocorrendo claramente na atualidade por sua própria admissão e mostra que um conhecimento preciso não está sendo disseminado nem praticado. Um exemplo claro é sua ênfase ao nome de Jeová, o qual contradiz com seu próprio ensinamento que Yah-weh é mais correto que Jeová.

Enquanto nos inclinamos a ver a pronúncia "Yah-veh" como a forma mais correta, conservamos a forma "Jeová" devido à familiaridade das pessoas com ela desde o século 14 (A Tradução Interlineal das Escrituras em Grego [The Kingdom Interlinear Translation of the Greek Scriptures], Edição de 1969, p.23)

Cada vez que uma Testemunha de Jeová usa a palavra Jeová, ele, portanto, mostra que está seguindo cegamente a exaltação da Sociedade Atalaia da familiaridade sobre a exatidão. Se sua estranha tradução da TNM de João 17:3 fosse verdadeira, estariam condenando-se a si mesmos cada vez que dizem a palavra Jeová, especialmente porque eles sabem e admitem que a palavra Jeová foi uma invenção de um monge católico em 1270:

Combinando os sinais vocais de 'Adho.nay e Elo.him' com as quatro consoantes do Tetragramaton, se formaram as pronúncias Yeho.vah e Yehowih. A primeira destas pronúncias resultou nas bases para a forma Latina "Jeova(h)". O primeiro uso registrado desta forma, data do século 13 d.C. Raymunds Martini, um monge Espanhol da Ordem Dominicana, o usou em seu livro Pugeo Fidei do ano de 1270. Os eruditos hebreus, geralmente estavam a favor de "Yahweh" como a pronúncia mais provável (Ajuda para o entendimento da Bíblia, Watchtower Bible and Tract Society, 1971, pp. 884, 885).

4. A palavra grega ginosko em João 17:3 significa saber. A Sociedade Atalaia, usando em seu lugar conhecimento e inserindo as palavras adquirindo, são capazes de propor a tradução desse versículo na TNM.

Se alguém comparar Mateus 1:25 com João 17:3 e notar que ginosko se encontra em ambos os versículos, ele poderia facilmente chegar à conclusão de que este termo tem um significado de intimidade e relação entre si. O fato é sugerido por ginosko.

5. Quanto conhecimento deve ter um pecador até que possa encontrar o perdão dos pecados e a vida eterna? Resposta: não muito. Para responder de maneira mais direta: - Quanto conhecimento tinha o carcereiro de Filipo antes de ser salvo, em Atos 16:30-34? Novamente a resposta é a mesma. E isto é tudo que necessitamos hoje em dia. (Para não irmos muito pela tangente, note também o quão rápido o carcereiro de batizou depois de sua salvação.) Outros exemplos do quão tão pouco conhecimento que uma pessoa necessita ter se mostram na conversão de Zaqueu (Lucas 19:1-9), o cobrador de impostos que orou com sinceridade: Deus, tem piedade de mim, pecador(Lucas 18:9-14), os mencionados sem nome conjuntamente com Cornélio que se salvou com o sermão real de salvação cintado em Atos 10:34:43, etc.

A Sociedade Atalaia está enganando pessoas sinceras com um estudo de sua própria literatura deturpando o significado de João 17:3. A pior parte de tudo isto para aqueles que são enganados é que eles têm deixado de perceber o verdadeiro significado da salvação mostrado na Bíblia e, portanto, permanecido não salvos e espiritualmente mortos em seus pecados.

A Salvação Bíblica

A verdadeira salvação bíblica e o perdão dos pecados vem de imediato para todos aqueles que abandonam os seus pecados e adquirem uma fé de confiança e sujeição ao Senhor Jesus, para a salvação de suas almas. Esta é uma salvação instantânea no mesmo ponto em que a vida eterna é recebida pela pessoa arrependida, que agora está disposta a apartar-se de seus ídolos para servir fielmente a Deus, até o final (1Tessalonicenses 1:9). A salvação final (ou a verdadeira entrada no Reino de Deus) vem a todos os que perseveram até o fim (Mateus 10:22), se mantém firmes até o final, na confiança que tiveram no princípio, (Hebreus 3:14), e se mantém fiéis até a hora da morte (Apocalipse 2:10,11). Muitos que encontram a salvação, depois perdem esse precioso presente através de certos pecados, crendo e ensinando um evangelho falso e desconhecendo ao Senhor Jesus durante um tempo de perseguição. Alguns recuperam sua salvação novamente e outros nunca a recuperam. Um sério estorvo para a salvação são os falsos profetas, o que é o escritório central Atalaia das Testemunhas de Jeová.

A vida eterna, além de ser uma esperança (Tito 1:2), ainda por ser ceifada (Gálatas 6:8,9) em um século vindouro (Marcos 10:30), é uma dádiva de Deus (Romanos 6:23) e uma possessão no tempo presente, para aqueles que têm o Senhor Jesus (1João 5:12,13). Portanto, ainda que a vida eterna se receba aqui e agora, neste lado do sepulcro, há também um aspecto que não é recebido, a menos que permaneçamos fiéis até o final. Para maiores informações acerca da salvação, consulte nossa página na internet, no seguinte endereço:

http://www.evangelicaloutreach.org/intnl.htm

Outros materiais pertinentes às Testemunhas de Jeová podem ser encontrados em:

Difusión de las Buenas Noticias

http://www.evangelicaloutreach.org/intnl.htm

Endereço:

P.O. Box 265, Washington, PA 15301-0265, USA

A AVAREZA GOSPEL



O que sustenta nossa sociedade senão o espírito da avareza? Onde você ouve alguém fazer apologia da pobreza e da vida simples? Praticamente em lugar nenhum, eu particularmente sou pesquisador, autodidata, amante da leitura, e durante todos esses anos li um artigo,um único artigo, de autoria de cristão menonita, incentivando a pobreza e a vida simples, sem o glamour, a luxuria e esse consumismo exagerado próprio da nossa sociedade ocidental. O mundo jamais vai aceitar um ensino que comprometa sua visão materialista e consumista. O cidadão secular jamais poderia aceitar como equilibrada e sábia uma mensagem que contenha como essência, a suposição de que uma vida simples somada a um contentamento com poucas aquisições, como um estilo de vida alegre e sadio. Acontece que essa mentalidade soa loucura também para a maioria dos cristãos modernos, e quase sempre e em todo lugar, a prosperidade, o consumo, o status, o glamour, o e a mercantilização religiosa tem sido também o fardo que o protestantismo vem desenvolvendo e carregando.

Acontece que a simplicidade choca-se com as parafernálias tecnológicas dos últimos tempos, um estilo de vida simples, em um mundo que foi doutrinado na mais bestial lavagem cerebral de que precisamos galgar o elitismo materialista para que o sentido da vida possa ser encontrado. A sociedade cristã não fugiu dessa correnteza espúria e poluída, pelo contrario se tornou vigorosamente defensora dessa visão distorcida da vida. Quando o diabo tentou JESUS CRISTO, como vimos no evangelho de Mateus 4, ele ofereceu tudo o que qualquer homem ocidental sonha ter. Mostrou os reinos desse mundo e toda a sua glória, e ofereceu a JESUS CRISTO, em troca da adoração. O bilhete premiado do Diabo, era dar um sistema colorido, de proporções monetárias e consumistas que vão além dos excessos que conhecemos hoje. “Tudo isso te darei se prostrado me adorares” disse o diabo

A maioria das igrejas ditas cristãs, não resistiram a essa tentação. E o diabo está feliz com isso. Hoje vimos esse consumismo materialista desenfreado, ao ponto de ser fazer do cristianismo um dos mais lucrativos empreendimentos que se tem noticia. Impérios excessivos são erguidos as custas do nome de JESUS CRISTO, Megatemplos são erguidos no mais rigoroso conforto somados aos milhares de sermões adocicados pelo veneno do falso evangelho que não chama o pecado de pecado e nem pecador de pecador, e não mais se afirma que o inferno existe e os pecadores, a maioria na visão de JESUS, vão para lá.

Ao invés de ser a mensagem de resgate, o evangelho da maioria se tornou a mensagem do engano, da distorção e da fraude religiosa. A grige religiosa evangélica se tornou na galinha de ovos de ouro, dos espertalhões do templo, que estão vendendo sua mercadoria falsa, um evangelho pirateado, de péssima categoria.

Aos olhos de uma sociedade capitalista e extremamente narcisista, os menonitas conservadores a essas alturas estão sendo vistos como verdadeiros ETS religiosos as margens desse carnavalesco grupo de evangélicos que professam a CRISTO com a boca e adoram a Mamom com o coração, qualquer um que não faça do cristianismo uma maquina caça níquel, é fanático antiquado e bitolado, tolo, atrasado, e sei lá o que mais.

Aliado a tudo isso, vem o monstro com pezinho de algodão chamado entretenimento. Basta sugar dinheiro ao som do circo show religioso que todo mundo fica contente, o espetáculo ilude as pessoas, A invenção mórbida de tantos aparatos religiosos e tantos esquemas litúrgicos é feita justamente para dar o nó nos neurônios dos incautos e nas vitimas que procuram um cristianismo barato, que dispense completamente as palavras de JESUS em Lucas 14: 26 a 35.

Estou escrevendo tudo isso, sem me importar o que as pessoas pensam de mim, sou cristão, sou evangélico, e as vezes fico irritado com o modo como sou tratado, porque há quem interprete o movimento evangélico de maneira genérica, como se todos fossem iguais, o que é uma mentira descabada, maldita e infernal. Não, mil vezes não! Pertenço a um grupo evangélico que não é rico e nem seus lideres nenhum deles construiu riquezas as custas do nome de JESUS, e nem fizemos comercio religioso, pregamos a salvação em Cristo e ajudamos as pessoas, praticamos a comunhão mutua, e além disso conheço outros que também que são assim.

Tozer já tinha percebido o declínio evangélico muitas décadas atrás quando escreveu: “ Por séculos a igreja se manteve solidária contra toda forma de entretenimento mundano, reconhecendo-o pelo que era – um meio para desperdiçar o tempo, um refúgio contra a perturbadora voz da consciência, um esquema para desviar a atenção da responsabilidade moral. Por isso ela própria sofreu rotundos abusos dos filhos deste mundo. Mas ultimamente ela se cansou dos abusos e parou de lutar. Parece Ter decidido que, se ela não consegue vencer o grande deus entretenimento, pode muito bem juntar suas forças às dele e fazer o uso que puder dos poderes dele. Assim, hoje temos o espantoso espetáculo de milhões de dólares derramado sobre o trabalho profano de providenciar entretenimento terreno para os filhos do Céu, assim chamados. Em muitos lugares, o entretenimento religioso está eliminando rapidamente as coisas sérias de Deus. Muitas igrejas nestes dias têm-se transformado em pouco mais do que pobres teatros onde “produtores” de quinta classe mascateiam as suas mercadorias falsificadas com total aprovação de líderes evangélicos conservadores que podem até citar um texto sagrado em defesa de sua delinqüência. E raramente alguém ousa levantar a voz contra isso.” (1)

Nessa confusão babilônica em que chegamos, rogo ao SENHOR para que abra os olhos de cada leitor, para identificar o grupo em que está associado e se desligar completamente das denominações mercantilistas e se associar com um grupo conservador no sentido mais nato da palavra.

CJJ

(1) http://camposdeboaz.xn.blog.br/o-grande-deus-entretenimento-a-w-tozer

UMA VIDA CRISTÃ RADICAL



Ao ler e meditar na vida de grandes homens de DEUS descritos na bíblia fico a imaginar como nosso testemunho está abaixo daquilo que DEUS exige de cada um de nós. Nós e não os profetas do antigo testamento, fomos chamados para sermos o sal e a luz desse mundo, fomos chamados para sermos embaixadores de CRISTO, Pedro afirma que somos o povo adquirido, a raça eleita e o sacerdócio real, somos realimentes chamados para viver uma vida radical pela posição que DEUS nos colocou e vivemos uma vida mesquinha, medíocre e míope, a vida da maioria dos cristãos modernos é exatamente isso que descrevi acima.

Eu não estou falando a respeito de condição materialista, porque todos esses títulos descritos acima, são posições espirituais, e que são validas aos olhos de DEUS, mas que são ignoradas pelas atitudes mesquinhas de muitos crentes, que estão em nível tão raso que só resta mesmo a lama, e daí pra frente o deserto da miséria espiritual.

Como nosso cristianismo está pobre, sem poder, nossa força espiritual não supera nem dores de barriga, nossa vida cristã é uma especulação teórica de quinta categoria.

A superficialidade de uma religião oca pode ser vista na vida de tanta gente que abandona a igreja e os cultos por causa de coisas terrenas e é incapacitado de procurar se congregar onde DEUS ainda é amado e respeitado e a sua palavra é levada em consideração. Conheço dezenas desses cristãos fabricados com matéria prima religiosa de quinta categoria e que agora estão em casa, semi-desviados, porque a denominação que freqüentavam caiu na apostasia e no erro religioso e agora ficaram sem templo, esses míopes doentes, não conseguem ver a igreja de JESUS em outra denominação, são crentes bitolados criados aos moldes de uma denominação para morrer de foram idolatra por ela. Que desastre esse cristianismo bolorento que essas pessoas abraçaram.

Tais não confiam no verdadeiro SENHOR, não podem fazer coro com o salmista: “Sê tu a minha habitação forte, à qual possa recorrer continuamente. Deste um mandamento que me salva, pois tu és a minha rocha e a minha fortaleza.” (Sl 71:3) acho que as palavras do grande homem de DEUS, fundador da Aliança Cristã e Missionária e autor de diversos livros, alguns editados em português A. W. Tozer, são mais reais agora do que em qualquer outro tempo da historia da igreja cristã, suas palavras proféticas são dignas de uma reflexão aprimorada: "Um cristão verdadeiro é uma pessoa estranha em todos os sentidos. Ele sente um amor supremo por alguém que ele nunca viu; conversa familiarmente todos os dias com alguém que não pode ver; espera ir para o céu pelos méritos de outro; esvazia-se para que possa estar cheio; admite estar errado para que possa ser declarado certo; desce para que possa ir para o alto; é mais forte quando ele é mais fraco; é mais rico quando é mais pobre; mais feliz quando se sente o pior. Ele morre para que possa viver; renuncia para que possa ter; doa para que possa manter; vê o invisível, ouve o inaudível e conhece o que excede todo o entendimento".

Que a sensibilidade espiritual seja uma marca distinta e o distintivo da igreja que vai se encontrar com o SENHOR JESUS nos ares.

JESUS ESTÁ VOLTANDO

CLAVIO JUVENAL JACINTO

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Como estudar a Bíblia (sozinho)



Por : André Daniel Reinke

Muitas pessoas gostariam de conhecer melhor a Bíblia mas não sabem exatamente

como. Têm a intenção, mas não as ferramentas. Por isso, resolvi escrever este pequeno artigo para auxiliar essas pessoas.

Quando eu era um gurizinho (lá em Ijuí, interior do Rio Grande do Sul), gostava muito de ler. Isso foi de grande ajuda pra toda minha vida. Um dos livros que li naquela época foi “Como Estudar a Bíblia Sozinho”, de Tim LaHaye. Foi um bom ponto de partida, razão pela qual resolvi usá-lo como base para esta dissertação.

Como ler a BíBlia

Nós lemos muito mal. Inclusive a Bíblia. Não prestamos muita atenção e saímos concluindo coisas absurdas daquilo que mal compreendemos (veja que a população brasileira é composta de aproximadamente 75% de analfabetos funcionais, isto é, pessoas que sabem ler mas não entendem o que lêem). Precisamos aprender a ler, por incrível que pareça.

Para ler bem a Bíblia, quero deixar algumas dicas:

- Leia calmamente: não tente vencer uma quantidade enorme de texto de uma vez.

Se ler um capítulo, verifique o que há antes dele e o que vem depois para entender a

sequência das ideias.

- Se não compreender muito bem algum versículo, leia várias vezes e verifique também

em outras traduções que podem ajudar a esclarecer determinado ponto.

- Utilize um lápis para fazer apontamentos nas margens e um marcador de texto (ou

lápis de cor) para sublinhar as passagens que lhe chamaram a atenção ou que contém

alguma mensagem importante. Pode parecer bobagem, mas nós lembramos de muitos textos e de sua localização simplesmente pela cor com que sublinhamos.

- Tenha disciplina; separe um tempo diário para a leitura.

métodos de estudo BíBliCo

Há diversas maneiras de se estudar a Bíblia. Independente do método, é preciso achar

um FOCO e se manter nele. Ache um caminho e evite tangenciar. Cientificamente,

esta estratégia chama-se “delimitação do problema”: você diminui a área de pesquisa

para poder se aprofundar nela. Bem, seguem alguns métodos que podem lhe ajudar.

1. Estudo Livro por livro

Neste método, você deve eleger um livro da Bíblia e aprofundar-se nele. Sugiro começar

com livros menores, como I João, ou Habacuque, por exemplo. Consiste em

enumerar uma série de questões a respeito do livro e depois procurar respondê-las:

quem foi o autor? Em que circunstâncias ele escreveu o livro? Para quem e quando

ele o fez? Qual o contexto daquele tempo? Quais foram os problemas abordados pelo autor e as soluções apresentadas? O que sua mensagem significa para nós, hoje, em pleno século XXI?

Claro que estas perguntas não serão respondidas pela simples leitura da Bíblia. Você

precisará dos materiais de apoio que descrevo mais adiante, em “Ferramentas de Estudo”.

2. Estudo de Capítulo

O estudo de um capítulo da Bíblia (ou um excerto maior ou menor) é interessante

para a apreensão de mensagens específicas e para busca de temáticas pontuais. Ele permite maior aprofundamento no texto e deve ser bem mais meticuloso do que quando se estuda um livro inteiro. Assim como o método anterior, o estudo de capítulos também deve responder algumas perguntas: qual é o assunto tratado? Qual o versículo chave (o principal) do texto? Qual a lição central do capítulo? Que promessas e que ordenanças há no texto?

Este método requer uma leitura repetitiva e profunda do texto, procurando entender

bem cada detalhe e o significado exato de cada frase. Também requer um cuidado

quanto à delimitação do texto: a divisão por capítulos é artificial, isto é,humanamente criada. Ela não existe nos textos originais. Então, algumas vezes a divisão interrompe um raciocínio anterior. Logo, você deve verificar bem o contexto anterior e posterior do capítulo para não cair neste tipo de armadilha e acabar apreendendo a mensagem pela metade.

3. Estudo de Personagem

O método de estudo de personagens é muito interessante para aprender através do

exemplo, seja ele positivo ou negativo. Afinal, nós podemos tirar algo para nossa vida pela imitação, mas também como um aviso para não repetir o erro de outro. Assim como os outros métodos, algumas perguntas devem ser respondidas: como foi a infância e a vida familiar do personagem? Quais os traços positivos e negativos do caráter dele? Como foi seu principal encontro com Deus, se houve? Se não houve, por quê? Quem foram seus companheiros? Qual foi sua área de influência? Se ele errou, o que fez? Ele se arrependeu e confessou o pecado? Quais foram suas contribuições para o serviço de Deus?

Você pode elaborar suas próprias perguntas, dependendo do que você quiser descobrir do personagem. A informação, por vezes, precisa ser garimpada.

4. Estudo de Temas

A escolha de um tema para estudo bíblico é uma das melhores maneiras de delimitar

o problema de pesquisa. Além disso, ele permite a ampliação do estudo para excertos

da Bíblia inteira, o que é desejável no sentido de dar uma visão global da revelação de

Deus. Neste caso, será necessário um conhecimento bíblico maior, até para buscar a

recorrência do assunto em diversos livros.

Nesse caso, o segredo está em escolher o assunto. Por exemplo: adoração. Como funcionava

a adoração no tempo dos patriarcas? E em Israel, no período dos reis? Como

os profetas a entendiam? E como ela se estabelece no Novo Testamento? Assim também

outras questões podem ser levantadas: idolatria, amor às riquezas, discriminação,

a graça de Deus, etc. O limite é a criatividade.

Ferramentas de estudo

Não basta apenas uma Bíblia para fazer um bom estudo. Seguem algumas dicas de

livros de apoio que foram importantes para o aprendizado e que podem ajudá-lo nos

seus primeiros passos.

1. Bíblia comentada: uma boa Bíblia com comentários de rodapé é uma excelente

ferramenta para dirimir dúvidas pontuais. Sugiro a Bíblia de Thompson (Editora Vida)

e a Bíblia de Jerusalém (Editora Paulus). Na minha opinião, a segunda é a melhor tradução

que dispomos em português, elaborada por estudiosos católicos, protestantes,

rabinos e historiadores.

2. Manual Bíblico de Halley (Editora Vida): trabalha bastante com descobertas arqueológicas

e possui uma maneira muito interessante de explicar o texto bíblico. É tão

simples e acessível que eu o lia (e compreendia) com anos de idade.

3. Dicionário Bíblico: esta é uma ferramenta indispensável. Você pode estar estudando,

por exemplo, um evento em que aparece um samaritano. Afinal, o que é um samaritano?

O lugar ideal para consultar é um dicionário, onde está explicada sua origem e

ainda há a indicação de outros verbetes para pesquisar (como, por exemplo, a cidade

de Samaria). Minha sugestão, que me ajudou muito (e ainda ajuda) é o Dicionário

Bíblico Davis (Editora Hagnos).

4. Comentário Bíblico: há comentários versículo por versículo muito interessantes.

Alguns bastante completos (como os comentários do Antigo e do Novo Testamento

de Champlin, da Editora Hagnos, que compõe um total de grandes volumes), e

outros em apenas um volume, bem mais resumidos. Aí existem diversas possibilidades

nas livrarias cristãs.

5. Concordância Bíblica: é uma chave de textos bíblicos agrupados por palavras citadas

ou por temas. Hoje em dia, além de livros impressos, há a possibilidade de busca

na Internet, em sites de Bíblias Online, onde basta digitar a palavra procurada para ver

a lista de todos os versículos que a mencionam na respectiva tradução.

6. Atlas Bíblico: é uma ferramenta muito útil para a visualização dos reinos vizinhos

de Israel e entendimento melhor do contexto histórico-geográfico das histórias que estudamos

na Bíblia. Pela linguagem acessível, sugiro o atlas que publiquei pela editora

Hagnos, intitulado Atlas Bíblico Ilustrado.

memorização

Um hábito perdido nas igrejas e que deveria ser recuperado é a memorização de versículos

bíblicos. É importante até como prática de disciplina espiritual. Nos momentos

difíceis, a Palavra de Deus se mostra na nossa lembrança. Crie o hábito de escrever um

versículo importante em uma ficha e leia-a com frequência para decorar.

5

HermenêutiCa

Para estudar a Bíblia é importante mencionar a questão da interpretação. Não quero

elaborar muito esse assunto nesta dissertação porque o tema é longo e merece um

artigo próprio. Mas o importante é que você entenda que não basta ler o texto puro:

é preciso verificar o contexto em que ele foi escrito, tomar cuidado com expressões

idiomáticas, linguagem figurada ou até mesmo quando se trata de uma parábola (a

expressão bíblica para histórias ficcionais que ensinam verdades morais). Não esqueça:

para ajudar a interpretar, são imprescindíveis as ferramentas de estudo anteriormente

mencionadas.

esCrevendo para CompartilHar

Bem, agora chegamos à questão do compartilhamento de informações. Não pretendo

aqui explicar “como se escreve”, mas colocar algumas questões sobre créditos. Todo

conhecimento foi construído por alguém, e esse alguém merece ser citado. Imagine

se você compusesse uma música que de repente todo mundo estivesse cantando e um

dia, sem mais nem menos, alguém aparecesse afirmando tê-la composto? Chato, não?

Então, é importante você citar as fontes de onde saíram suas informações. Isso se chama

“referência bibliográfica”. Ao final da sua redação, deverá constar a lista de nomes

dos autores das obras consultadas. Não é difícil, é só seguir sempre a seguinte ordem:

ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome. Título. Local: Editor, Ano.

Exemplo:

LAHAYE, Tim. Como Estudar a Bíblia Sozinho. Venda Nova (MG): Editora

Betânia, 98 .

Claro que, no caso da Bíblia, você não vai colocar “DEUS” como o autor. Neste caso,

inicia-se diretamente com o título da Bíblia adotado. Outra coisa: se a consulta foi em

documentos ou textos publicados na internet, valem as mesmas regras, incluindo-se aí

o endereço eletrônico e a data do acesso.

Exemplo:

REINKE, André Daniel. Coisas deste mundo. Disponível na Internet via

http://curiosidadesbiblicas.com.br/curiosidades/categoria/cronicas/.

Arquivo capturado em 6 de julho de 0 0.

6

Arquivo de autoria de André Daniel Reinke disponibilizado no site www.curiosidadesbiblicas.com.br.

Reprodução permitida, desde que citada a autoria (André Daniel Reinke) e a fonte (endereço do site).

Bem, há outros detalhes sobre bibliografia, mas que não vou relatar aqui porque não

é o objetivo desse texto. O importante é que você dê crédito a quem produziu algo.

Respeitando os outros, você também será respeitado.

A partir de agora, mãos à obra. Você vai aprender fazendo – não há outro modo.

Errando, acertando, o aprimoramento virá com o tempo. Mas apenas um momento

é realmente definitivo: o começo. Sem ter iniciado o movimento, você nunca chegará

a lugar nenhum.

BiBliograFia

Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 00 .

CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo.

São Paulo: Hagnos, 00 . 7 volumes.

CHAMPLIN, Russell Norman. O Novo Testamento interpretado versículo por versículo.

Guaratinguetá (SP): A Voz Bíblica, s.d. 6 volumes.

DAVIS, John D. Novo dicionário da Bíblia / Edição Ampliada e Atualizada. São Paulo:

Hagnos, 005.

HALLEY, Henry H. Manual bíblico. São Luís: Evangélica, 96 .

LAHAYE, Tim. Como Estudar a Bíblia Sozinho. Venda Nova (MG): Editora Betânia,

98 .